1. Home
  2. /
  3. Gastronomia
  4. /
  5. Fácil de fazer: cebolas assadas com vinagre balsâmico e cerveja escura
Fácil de fazer: cebolas assadas com vinagre balsâmico e cerveja escura
Em 05/02/2022 às 10h00.

Fácil de fazer: cebolas assadas com vinagre balsâmico e cerveja escura

Aprenda a preparar cebolas com um sabor especial e quase nenhum trabalho.

Felipe Freitas
Por Felipe Freitas, cervejar.com
Engenheiro Químico e Sommelier de Cerveja

Essa é uma receita de cebola assada deliciosa e fácil de preparar. Um acompanhamento que vai bem tanto com pratos especiais em ocasiões comemorativas, quanto para o dia a dia.

Uma das melhores maneiras de se assar cebolas é lentamente, e com ingredientes que equilibrem sabores doces e azedos que, neste caso, ficarão a cargo de uma cerveja preta e do vinagre balsâmico. A acidez complexa do vinagre balsâmico será equilibrada por notas caramelizadas da cerveja escura, com um preparo muito fácil.

Cebolas assadas com cerveja escura

Ingredientes:

– 4 Cebolas – podem ser de diferentes tipos, brancas, amarelas ou roxas;

– 2 colheres de sopa de azeite de oliva;

– ½ colher de sopa de manteiga para dourar as cebolas;

– Vinagre balsâmico – opte por um com baixa acidez;

– Cerveja escura;

Obs: Busque um exemplar com amargor reduzido ou imperceptível e sabor caramelizado pronunciado. Brown Ales e Portes são boas candidatas. Você também pode usar uma Lager, a Bock ou a Doppelbock.

– ¼ de xícara de açúcar mascavo – utilize apenas se a cerveja não for doce o suficiente para a receita;

– Tomilho, sal e pimenta a gosto.

Modo de preparo:

1 – Ligue o forno entre 150° C e 200° C. Comece descascando e cortando as cebolas ao meio, longitudinalmente. Enxágue as metades descascadas.

2 – Disponha as metades da cebola voltadas para cima em uma assadeira. Se o espaço para as cebolas for apertado não tem problema, pois as cebolas irão encolher com a temperatura. Regue com um pouco de azeite e vinagre balsâmico.

3 – Despeje a cerveja preta em torno das cebolas. Coloque um pedaço fino de manteiga em cada metade e tempere com sal e pimenta. Adicione tomilho a gosto. Adicione tomilho também no líquido que se formou no fundo da bandeja.

4 – Asse a 200° C por cerca de uma hora, possivelmente um pouco mais. Regue as cebolas ocasionalmente após 30 minutos com o próprio caldo.

5 – O tempo exato dependerá do tipo, tamanho e número de cebolas que você está assando lentamente, bem como do seu cozimento desejado.

6 – Para cebolas mais macias e caramelizadas, espere um pouco mais. Se você vê-las dourar demais para o seu gosto, e os sucos da assadeira começarem a secar, você pode adicionar algumas colheres de sopa de água e cobrir a assadeira com papel-alumínio.

7 – Cebolas assadas com balsâmico e cerveja preta são um acompanhamento versátil e podem acompanhar diferentes pratos.

Mercado Cervejeiro
30/01/2023 às 11h30.

Michael Jackson da cerveja: Conheça o escritor que inspirou gerações de cervejeiros

Você sabia que o universo cervejeiro tem o seu Michael Jackson? Conheça a história do Beer Hunter, o jornalista que viajou o mundo em busca de uma cerveja excepcional.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
26/01/2023 às 11h30.

Pertinho de São Paulo: 5 lugares para beber cerveja artesanal em Campinas

A pouco mais de 80 quilômetros de São Paulo, Campinas é recheada de opções para curtir uma boa cerveja artesanal; conheça cinco lugares para beber na cidade.

Compartilhe