1. Home
  2. /
  3. Caderno do Chef
  4. /
  5. Fácil de fazer: cebolas assadas com vinagre balsâmico e cerveja escura
Fácil de fazer: cebolas assadas com vinagre balsâmico e cerveja escura
Em 05/02/2022 às 10h00.

Fácil de fazer: cebolas assadas com vinagre balsâmico e cerveja escura

Aprenda a preparar cebolas com um sabor especial e quase nenhum trabalho.

Felipe Freitas
Por Felipe Freitas, cervejar.com
Engenheiro Químico e Sommelier de Cerveja

Essa é uma receita de cebola assada deliciosa e fácil de preparar. Um acompanhamento que vai bem tanto com pratos especiais em ocasiões comemorativas, quanto para o dia a dia.

Uma das melhores maneiras de se assar cebolas é lentamente, e com ingredientes que equilibrem sabores doces e azedos que, neste caso, ficarão a cargo de uma cerveja preta e do vinagre balsâmico. A acidez complexa do vinagre balsâmico será equilibrada por notas caramelizadas da cerveja escura, com um preparo muito fácil.

Cebolas assadas com cerveja escura

Ingredientes:

– 4 Cebolas – podem ser de diferentes tipos, brancas, amarelas ou roxas;

– 2 colheres de sopa de azeite de oliva;

– ½ colher de sopa de manteiga para dourar as cebolas;

– Vinagre balsâmico – opte por um com baixa acidez;

– Cerveja escura;

Obs: Busque um exemplar com amargor reduzido ou imperceptível e sabor caramelizado pronunciado. Brown Ales e Portes são boas candidatas. Você também pode usar uma Lager, a Bock ou a Doppelbock.

– ¼ de xícara de açúcar mascavo – utilize apenas se a cerveja não for doce o suficiente para a receita;

– Tomilho, sal e pimenta a gosto.

Modo de preparo:

1 – Ligue o forno entre 150° C e 200° C. Comece descascando e cortando as cebolas ao meio, longitudinalmente. Enxágue as metades descascadas.

2 – Disponha as metades da cebola voltadas para cima em uma assadeira. Se o espaço para as cebolas for apertado não tem problema, pois as cebolas irão encolher com a temperatura. Regue com um pouco de azeite e vinagre balsâmico.

3 – Despeje a cerveja preta em torno das cebolas. Coloque um pedaço fino de manteiga em cada metade e tempere com sal e pimenta. Adicione tomilho a gosto. Adicione tomilho também no líquido que se formou no fundo da bandeja.

4 – Asse a 200° C por cerca de uma hora, possivelmente um pouco mais. Regue as cebolas ocasionalmente após 30 minutos com o próprio caldo.

5 – O tempo exato dependerá do tipo, tamanho e número de cebolas que você está assando lentamente, bem como do seu cozimento desejado.

6 – Para cebolas mais macias e caramelizadas, espere um pouco mais. Se você vê-las dourar demais para o seu gosto, e os sucos da assadeira começarem a secar, você pode adicionar algumas colheres de sopa de água e cobrir a assadeira com papel-alumínio.

7 – Cebolas assadas com balsâmico e cerveja preta são um acompanhamento versátil e podem acompanhar diferentes pratos.

Mercado Cervejeiro
22/09/2022 às 10h58.

Oktoberfest: Conheça as 5 maiores do mundo

Você sabia que a festa de Munique não é a maior do mundo? Saiba quais são as cinco maiores Oktoberfests e suas curiosidades.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
19/09/2022 às 15h14.

De 2013 até os dias atuais. A expansão do Mondial no Brasil

Gabriel Pulcino, gerente de negócios do Mondial de la Bière conta um pouco sobre as histórias por trás de um dos maiores festivais de cervejas do mundo.

Compartilhe