1. Home
  2. /
  3. Gastronomia
  4. /
  5. Dia dos Namorados: prepare um jantar harmonizado com cerveja
Dia dos Namorados: prepare um jantar harmonizado com cerveja
Em 11/06/2022 às 10h00.

Dia dos Namorados: prepare um jantar harmonizado com cerveja

Combinar a refeição com cervejas é sair do comum; aprenda a preparar um jantar completo para tornar a data ainda mais inesquecível.

Luis Celso Jr.
Por Luis Celso Jr., cervejar.com
Jornalista e Sommelier de cerveja

O Dia dos Namorados é daquelas datas que a gente gosta de curtir a dois. Por isso, mais do que presentear, talvez o melhor caminho seja proporcionar uma experiência para aproveitar juntinho. Que tal, então, preparar uma refeição especial? Os pratos não precisam ser complexos, nem caros, e harmonizar a refeição com cervejas é sair do comum, dando um passo a mais para tornar a data inesquecível.

Para facilitar essa missão romântica, preparamos um menu completo – entrada, prato principal e sobremesa- já harmonizado com cerveja em cada uma das etapas. Confira.

Entrada: salada capreset

Entradas devem anunciar a refeição e estimular o apetite. Para que você possa se concentrar no prato principal, a sugestão é apostar em algo fácil para a entrada, que possa ser preparado com  antecedência.

Uma boa salada caprese é uma opção deliciosa e muito fácil. Você vai precisar de tomate-cereja, manjericão e muçarela de búfala. A salada pode ser montada no prato e temperada com azeite e sal, ou mesmo servida em palitos, como petisco.

A harmonização pode ser feita com uma Witbier, cerveja de trigo leve, refrescante, feita com cascas de laranja e sementes de coentro. Ela vai valorizar o manjericão, se assemelhando com o sabor suave do queijo e a acidez do tomate.

Prato principal: carbonade flamande

O prato principal pode ser um carbonade flamande, carne de panela cozida lentamente com cerveja escura e muitos temperos (confira a receita). É sofisticado, mas, ao mesmo tempo, simples, fácil de fazer e barato –preferencialmente utilize carne de segunda.

Use a mesma cerveja para cozinhar e harmonizar. A sugestão é a Wäls Dubbel. Seus aromas e sabores lembram frutas passas, caramelo e chocolate, enfatizando o sabor da carne. Ela também possui um leve condimentado, que vai enfatizar o tempero. O cozido é um prato quente e a cerveja possui 7,5% de álcool, ideal para uma combinação que vai espantar o frio. Sirva com arroz branco e batatas sauté.

Sobremesa: bolo de chocolate feito com cerveja e sorvete de creme

Para finalizar, coroe o jantar com um bolo de chocolate também feito com cerveja (confira a receita). Nesse caso, também vale aquela dica: use a mesma cerveja do preparo para fazer a harmonização.

A sugestão é a Noi Cioccolato, uma Russian Imperial Stout com baunilha que vai se assemelhar ao bolo, de forma que não se sabe onde começa um e termina o outro. Apesar dos pontos em comum, a cerveja é mais amarga que o bolo, gerando um contraste que vai aumentar a complexidade da combinação.

Sirva com uma bola de sorvete de creme, que trará uma textura diferente ao prato. A combinação com a cerveja vai valorizar a baunilha e o álcool (12%) vai causar aquecimento, contrastando com o gelado do sorvete..

Mercado Cervejeiro
09/11/2022 às 10h30.

5 livros sobre como fazer cerveja

Fazer cerveja pode ser um hobbie, ou um trabalho sério; independente do seu nível de experiência, há ótimos livros para te ajudar a começar ou aprofundar os estudos cervejeiros.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
21/10/2022 às 13h03.

Fique por dentro: Dicionário das cervejas funcionais

Cervejas funcionais adicionam características benéficas à saúde; fique por dentro do vocabulário ligado a essas bebidas.

Compartilhe