Dia do Rock: conheça 7 bandas que têm cerveja própria
O Dia do Rock merece ser comemorado e a cerveja acompanha muito bem esse estilo, tanto que algumas bandas têm até a própria cerveja; conheça sete rótulos nacionais e internacionais.
Diversas cervejarias e grupos de rock adoram se juntar para trazer para aos fãs uma celebração que envolve música e sua bebida favorita, adornada por um rótulo que lembre a banda. Alguns deles, infelizmente, foram apenas produções sazonais e comemorativas. Por outro lado, vários rótulos seguem fazendo a alegria dos amantes da bebida e de um bom rock n’roll.
1 – Raimundos
Lançada em 2013, a cerveja que leva o nome da banda de rock brasileira Raimundos, foi produzida para celebrar os 30 anos do grupo. Fabricada pela paulista Bamberg, a bebida faz parte da linha fixa da cervejaria e é uma cerveja do estilo alemão Helles. Clara, leve e de grande personalidade, tem uma lupulagem facilmente identificada, tanto no final seco, quanto no aroma floral. Fácil de beber, tem 5% de teor alcoólico.
2 – Velhas Virgens
A banda independente de rock brasileira Velhas Virgens, conhecida pelas suas letras irreverentes, possui uma boa história com a cerveja artesanal. Tuca Paiva, baixista da banda e produtor de cervejas caseiras, foi o criador das receitas que, desde 2012, fazem parte do portfólio da Invicta, de Ribeirão Preto (SP). Entre diferentes rótulos, estão a American IPA, Indie Man; a Witbier, White Dog; e a Fruit Beer, com amoras negras e framboesa, Beijos de Corpo.
3 – Angra
Em 2021, a cervejaria Coruja, localizada em Forquilhinha (SC), fez uma parceria com a banda de heavy metal brasileira Angra para lançar duas cervejas, uma Lager e uma IPA, comemorativas pelos 30 anos do grupo. Lançar marcas de cerveja relacionadas a banda não é uma novidade para o Angra, que já havia lançado outros rótulos anteriormente.
4 – Titãs
Em 2013, a Colorado de Ribeirão Preto produziu uma cerveja especial para a famosa banda de rock paulista. A cerveja foi uma Brown Ale, com toque de laranja e 5,5% de teor alcoólico. Fez sucesso na época, mas não é mais comercializada.
5 – Pearl Jam
A norte-americana Pearl Jam marcou os 20 anos de banda e do álbum de estreia “Ten” com uma cerveja comemorativa, produzida pela também icônica cervejaria artesanal Dogfish Head. Chamada de Faithful Ale, a cerveja foi inspirada em estilos da tradição belga e levou adições de groselha preta, com 7% de teor alcoólico. No aroma, trazia frutas tropicais e, no paladar, era doce e ligeiramente frutada.
6 – Metallica
A parceria entre o baterista da famosa banda de heavy metal Metallica, Lars Ulrich, e a cervejaria norte-americana Stone Brewing deu resultado, a Enter Night. Uma Pilsner, com teor alcoólico sorrateiro de 5,7%. A cerveja foi servida na turnê da banda e estampava a marca do Metallica em letras prateadas, em uma lata toda preta.
7 – Iron Maiden
Certamente, a maior parceria entre rock e cerveja é promovida pela banda de heavy metal britânica Iron Maiden. Em 2013, a banda lançou a linha de cervejas Trooper, homenageando a clássica música “The Trooper”, produzida pela cervejaria britânica Robinsons.
Desde então, a Robinsons já lançou diferentes estilos, de Golden Ale até estilos belgas, com a marca Trooper, que carrega o famoso mascote Eddie, um dos símbolos da banda. A versão brasileira é produzida pela cervejaria curitibana Bodebrown. Trata-se de uma IPA, com notas de cacau e de manga.