1. Home
  2. /
  3. Degustação
  4. /
  5. Dia da Cerveja Brasileira: 3 rótulos premiados para comemorar
Dia da Cerveja Brasileira: 3 rótulos premiados para comemorar
Em 27/05/2022 às 13h22.

Dia da Cerveja Brasileira: 3 rótulos premiados para comemorar

Há dez anos, em 5 de junho, é comemorado o Dia da Cerveja Brasileira; confira lista com cervejas nacionais premiadas para escolher suas preferidas.

Luis Celso Jr.
Por Luis Celso Jr., cervejar.com
Jornalista e Sommelier de cerveja

O Dia da Cerveja Brasileira foi criado há 10 anos, pelos Blogueiros Brasileiros de Cerveja (BBC), e é comemorado sempre no dia 5 de junho. Na época, o grupo queria incentivar o consumo da cerveja artesanal nacional e exigir preços e impostos mais baratos, e também aproveitar e curtir a bebida. É uma data não oficial, não foi homologada por nenhuma instituição e não consta no calendário nacional. Mas, sempre é lembrada pelos entusiastas da cerveja.

A data escolhida também tem significado. É uma homenagem ao ex-proprietário da cervejaria Canoiense, o catarinense Rupprecht Loeffler, que nasceu no dia 5 de junho. Seu Lefra, como era conhecido, dedicou boa parte da vida à produção da bebida. Ele morreu em 2011, aos 93 anos.

A Canoiense é considerada uma das mais antigas microcervejarias do Brasil, fundada em 1908 e comprada pelo pai de Rupprecht Loeffler. Seu Lefra assumiria o empreendimento anos depois. A história é contada no curta-metragem documental “Cerveja Falada”, disponível no Youtube.

Então, que tal embarcar na onda e beber cervejas nacionais para comemorar? Em 2022, o World Beer Cup, maior concurso de cervejas, não teve cervejas brasileiras premiadas. Mas, separamos uma lista de sugestões, com base nas campeãs de anos anteriores, para você escolher suas preferidas.

Wäls Brut

Em comemorações, não pode faltar um bom espumante. E se ele fosse feito à base de cerveja? Esse estilo é chamado de Bière Brut, uma cerveja que depois de pronta passa pelo processo de champenoise, o método tradicional de fabricação de champanhes. O resultado é um híbrido que mistura sabores dos dois universos. A Wäls Brut (Belo Horizonte – MG) ganhou medalha de ouro, em 2018, e é feita dessa forma. Beba bem gelada em taças flûtes e harmonize com frutos do mar.

Lohn Bier Carvoeira

Medalha de prata em 2018, a Carvoeira da Lohn Bier (Lauro Müller – SC) é uma Russian Imperial Stout, feita com cogumelo funghi secchi e cumaru, a baunilha amazônica. A cerveja é preta e deliciosa. Mistura a intensidade do estilo (altamente alcoólico e encorpado), notas de maltes torrados, como cacau, chocolate e café, com toques das especiarias adicionadas. Aproveite no inverno, para aquecer o corpo, e harmonize com brownie de chocolate.

Leuven Irish Red Ale

A Leuven, de Piracicaba (SP), recebeu a medalha de bronze, em 2018, pela Red Ale Knight, uma Irish Red Ale, estilo irlandês de cerveja com foco nos maltes. Os aromas de tostado se encontram com toques de caramelo numa cerveja fácil de beber e equilibrada, muito agradável. Pode ser bebida em Pints sozinha, mas fica uma delícia harmonizada com carne vermelha.

Mercado Cervejeiro
09/11/2022 às 10h30.

5 livros sobre como fazer cerveja

Fazer cerveja pode ser um hobbie, ou um trabalho sério; independente do seu nível de experiência, há ótimos livros para te ajudar a começar ou aprofundar os estudos cervejeiros.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
21/10/2022 às 13h03.

Fique por dentro: Dicionário das cervejas funcionais

Cervejas funcionais adicionam características benéficas à saúde; fique por dentro do vocabulário ligado a essas bebidas.

Compartilhe