Cervejas pouco calóricas: 7 opções para você conhecer e se deliciar
Carboidratos, proteínas e até mesmo o álcool são fatores que podem deixar uma cerveja mais ou menos calórica; confira o top 7.
Qual cerveja tem menos calorias? Para tirar essa dúvida, a equipe do Cervejar.com vasculhou a internet em busca de informações nos rótulos. Pelo que pudemos notar, há opções para todos os públicos e as diferenças calóricas são muito pequenas entre as principais marcas.
Mas é necessário comparar? Não basta apenas escolher uma cerveja com menos carboidratos (low carb)? Ela já não é menos calórica que as outras? Não necessariamente, já que outros nutrientes da bebida também contam calorias. A quantidade de carboidratos é apenas um deles.
É preciso entender que o que faz uma cerveja ter mais ou menos calorias é sua composição geral. Cada nutriente tem um valor energético. Ou seja, proteínas, lipídios (gordura) e álcool também afetam o resultado.
Cerveja engorda? Respondemos as principais dúvidas sobre o assunto. Confira.
A convenção, para efeitos de cálculo, é que uma grama de proteína ou carboidrato equivale a 4 kcal, aproximadamente. Ou seja, uma proporção de 1 para 4. Já cada grama de lipídio gira em torno de 9 kcal. Felizmente, não há gordura na cerveja em geral.
No entanto, o fator mais calórico na bebida é o álcool. Uma grama traz cerca de 7 kcal. Ou seja, quanto menos alcoólica a cerveja, menos energia a cerveja terá.
Top 7 cervejas pouco calóricas
Para facilitar a comparação, usamos as informações que as cervejas trazem nos rótulos para chegar ao resultado, em uma base padrão de 100 ml. Confira.
7º — Amstel Ultra
26,18 kcal por 100 ml
Lançada pelo Grupo Heineken, em 2021, no Brasil, a Amstel Ultra diz no rótulo que possui 72 kcal em 275 ml. É uma cerveja puro malte, de 4% de álcool e bastante leve. Além disso, ela tem baixa quantidade de carboidratos (low carb) e é sem glúten, tornando o consumo adequado também para celíacos e intolerantes à proteína.
6º — Michelob Ultra
25,76 kcal por 100 ml
Após testes realizados em Florianópolis (SC), a Michelob Ultra começou a ser distribuída nacionalmente em 2021. O início foi com uma versão de 74 kcal por long neck, 2,2 gramas de carboidratos e 3,5% de álcool. Hoje, apresenta uma nova fórmula sem glúten, com 4,2% de álcool, 85 kcal por 330 ml. É super leve, com corpo bem reduzido e muito fácil de beber.
5º — Lapalow
21,69 kcal por 100 ml
A marca carioca Lapalow declara ter 77 kcal por latinha de 355 ml. Ela tem 3,5% de álcool, está presente em alguns pontos de venda no Rio de Janeiro e possui um site próprio. Lá é possível comprar a cerveja ou assinar para receber o produto mensalmente.
4º — Heineken 0,0%
20,9 kcal por 100 ml
Quando as cervejas sem álcool entram na competição, é difícil superar. Por isso, as quatro melhores colocadas estão nessa categoria. A Heineken 0,0% apresenta apenas 69 kcal por 330 ml em sua long neck. Foi lançada na Europa em 2017 e chegou ao Brasil três anos depois. Desde então, provocou uma grande mudança no mercado, sendo seguida por diversos outros lançamentos sem álcool.
3º — Roleta Russa Easy IPA sem álcool
20,57 kcal por 100 ml
A Roleta Russa Easy IPA sem álcool traz no rótulo o impressionante valor de 72 calorias por 350 ml. É a linha de cervejas extremas da cervejaria 1824 Imigração, de Campo Bom (RS). Sem álcool e sem glúten, ela é do estilo American IPA e traz aromas e sabores dos lúpulos norte-americanos.
2º — Budweiser Zero
19,71 kcal por 100 ml
Com 65 calorias por 330 ml, a Budweiser Zero ficou com a segunda colocação. Lançada oficialmente no Lollapalooza, em 2022, ela já existia no mercado americano desde 2020. Tem 4,75 gramas de carboidratos por 100 ml.
1º — Campinas IPA Zero
19,15 kcal por 100 ml
E o primeiro lugar vai para a Campinas IPA Zero, uma cerveja artesanal sem álcool com 68 kcal por 355 ml. Além de ser a cerveja menos calórica desse ranking, já foi diversas vezes premiada em concursos nacionais e internacionais. Entre os principais títulos estão a medalha de prata na Copa Cervezas de América de 2020; e ouro e Country Winner Brazil no World Beer Awards (WBA) em 2021 e 2022.
E qual a sua preferida?