Cervejas de Natal: Saiba tudo sobre as Christmas Ale
Impulsionadas pelas cervejarias artesanais contemporâneas, as Christmas Ale estão de volta; conheça a história e saiba como elas foram criadas
No hemisfério Norte, o Natal ocorre durante o inverno e, portanto, em baixas temperaturas. Dessa forma, as Christmas Ale são uma boa pedida para reunir a família e amigos em torno de uma mesa com cervejas de cor escura, encorpadas e contendo diferentes tipos de especiarias.
As cervejas de Natal, que são cervejas de produção sazonal de fim do ano, surgiram como tradições apreciadas em países como Inglaterra, Bélgica e Alemanha. Por lá, os cervejeiros criaram as Ales e Lagers, que eram mais potentes em cor, aroma, sabor e álcool. Não são cervejas pensadas para matar a sede, mas para sustentar corpo e alma aquecidos durante o inverno, com muito sabor.
Origem na antiguidade
As cervejas de Natal, na verdade, possuem raízes ancestrais relacionadas às antigas celebrações pagãs, em torno do solstício de inverno, que já ocorriam no ano 900, no Norte da Europa. Isso evidencia que há muito tempo o ser humano gosta de cervejas especiais para momentos diferenciados.
Mais tarde, as cervejas de inverno ganharam produção em abadias e mosteiros, em boa parte do continente europeu. Muitas vezes, os monges preparavam as cervejas comemorativas para homenagear o nascimento de Cristo e fornecer fortificação durante os períodos de jejum associados à Quaresma.
Renascimento das cervejas de Natal
Em 1975, a pioneira do mercado de cerveja artesanal norte-americano Anchor Brewing Co. lançou a “Our Special Ale” – que incluía um pinheiro natalino em seu rótulo. Essa bebida marcou o renascimento das cervejas de Natal, que começaram a crescer em popularidade.
Embora as cervejas de Natal não sejam verdadeiramente um estilo reconhecido e padronizado, a maioria delas tende a apresentar características comuns. Em geral, elas têm tonalidade mais escura, maltada e alto teor alcoólico. Algumas contêm especiarias como canela, cravo e noz-moscada.
No Brasil, uma tradição mais recente tem investido em cervejas preparadas para época de Natal com estilos variados, alguns mais refrescantes ao levar em conta o verão natalino em nossas terras.