1. Home
  2. /
  3. Degustação
  4. /
  5. Cervejaria artesanal em Brasília: onde e o que beber na capital do país
Cervejaria artesanal em Brasília: onde e o que beber na capital do país
Em 15/12/2023 às 12h00.

Cervejaria artesanal em Brasília: onde e o que beber na capital do país

No coração do cerrado brasileiro, a capital do país tem bares, lojas, empórios e cervejarias de ótima qualidade. Confira cinco opções para curtir na cidade.

Luis Celso Jr.
Por Luis Celso Jr., cervejar.com
Jornalista e Sommelier de cerveja

O cerrado é o segundo maior bioma do Brasil e da América Latina, ocupando boa parte do Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste do país. É também conhecido como savana brasileira e composto por arbustos, gramíneas e árvores de troncos grossos e retorcidos. Com temperaturas elevadas, principalmente na primavera e versão, o clima é, em geral, seco. E dá muita, muita sede. Um ótimo ambiente para aquela cervejinha.

A capital do país, Brasília, fica no Distrito Federal e no coração desse bioma, tendo bares, lojas, empórios e cervejarias de ótima qualidade. Para garantir a cerveja mais saborosa, procure pelas mais frescas. Marcas locais são uma ótima pedida, ainda mais se forem bebidas direto da fonte, nas próprias fábricas. E para te ajudar nessa busca dos melhores locais para beber sua cerveja artesanal na cidade, elaboramos uma lista com cinco fábricas da região onde você pode beber ótimos rótulos.

West Coast — Hop Capital Beer

Inaugurada em 2018, a Hop Capital Beer é uma cervejaria com bar inspirada na cultura cervejeira norte-americana, especialmente na Costa Oeste. Fica no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) e há anos atrai fãs da cerveja artesanal de todo o país, sendo um dos pontos mais populares desse segmento em Brasília. O galpão conta com mais de 10 mil metros quadrados, com capacidade para atender cerca de 300 pessoas, tendo mais de 20 torneiras e uma ótima programação musical.

Paulo Cesar, um dos quatro sócios-fundadores, viveu em San Diego, na Califórnia, e trouxe a ideia do estabelecimento de lá. Um dos principais rótulos da casa é a West Coast, uma American IPA inspirada nas criações da Costa Oeste. Ela conta com modernas técnicas de lupulagem com variedades norte-americanas de lúpulo que trazem aromas e sabores cítricos, lembrando maracujá e toranja, além de toques resinosos, como pinho. O amargor é alto, com final seco e 6,3%.

Uma ótima pedida para se beber por lá, já que quando se trata desse tipo de cerveja, quanto mais fresca, melhor.

Endereço: SIA Trecho 17 — Guará.

Fiapo — Corina Cervejas Artesanais

A Corina é uma das pioneiras do mercado de cervejas artesanais de Brasília. Aberta em 2013, tem como símbolo a vaca Corina, que veio de brinde quando a família de um dos sócios comprou uma fazenda. E isso dá base para o marketing bem-humorado e irreverente da marca cervejeira.

O galpão da Corina é um tap room, já que não tem fábrica, mas é de uma única marca de cerveja artesanal. A produção é terceirizada em duas outras plantas fabris da região, mas as cervejas são servidas principalmente na casa. O ambiente é descontraído e democrático, com 12 torneiras de chopp para apreciar.

Experimente a Fiapo, uma American IPA com manga, que é característica da região. Nela, a fruta se mistura com lúpulos norte-americanos, resultando em uma explosão se aromas e sabores frutados tropicais e cítricos como manga, melão, abacaxi, melão e maracujá. Mas não se engane: ela também tem alto amargor e 6,4%. Por isso, beba com moderação.

Endereço: SOFN, Quadra 1 Conjunto B, Lote 11 — Asa Norte.

Catharina Sour Limão e Cúrcuma — Cruls Cervejaria

Já a Cruls é uma das cervejarias mais premiadas da região, com medalhas em diversos concursos nacionais. A fábrica fica em Santa Maria e tem visitas guiadas, mediante agendamento prévio no site da cervejaria. Mas você também pode curtir os produtos no tap room da marca que fica na Asa Norte. Um dos destaques é a Catharina Sour Limão e Cúrcuma, estilo de cerveja de acidez elevada com essas criativas adições. É leve, refrescante e fácil de beber, ideal para o clima quente da cidade, premiada com medalha de ouro no Concurso Brasileiro da Cerveja 2021.

Cruls Cervejaria: DF 459 Km 6 Faz. Recanto do Ameal — Santa Maria.

Cruls Boteco: Asa Norte CLN 413 BL D Loja 15 — Asa Norte.

A TETA de esmeralda — TETA Cheese Bar

O TETA Cheese Bar é um dos empreendimentos gastronômicos mais criativos do Brasil. É um bar especializado em queijos que também conta com cervejas artesanais. São mais de 25 variedades do alimento e 80 rótulos da bebida. Além das cervejas dos parceiros, o bar tem rótulos próprios produzidos de forma terceirizada, como a TETA de esmeralda. Trata-se de uma American IPA fácil de beber (só 5,5% e amargor mediano), de corpo leve, sensação cremosa graças à adição de aveia e os lúpulos australianos Ella e Vic Secret, que trazem aromas e sabores de pitanga, abacaxi e limão-siciliano.

Endereço: Asa Sul CLS 103 BL B Loja 34 — Asa Sul.

American IPA com Cacau — Cervejaria Madstein

A Cervejaria Masdstein abriu as portas em 2019 no Núcleo Bandeirante, em Brasília. Trata-se de um brewpub, ou seja, um bar com fábrica própria, com diversos rótulos no portfólio. Uma das mais populares é a American IPA com Cacau, criação que mistura os aromas e sabores de frutas amarelas e cítricas, lembrando manga, tangerina e maracujá. Tem amargor mediano e 6,4%.

Endereço: Quadra 01 Conj B Lote 13 Setor de Indústria Bernado Sayao — Núcleo Bandeirante.

Mondial de la Bière 2024
Mercado Cervejeiro
12/09/2024 às 10h12.

Cerveja Zygmunt Bauman

A Cervejaria Paulistana Filosofia, conhecida por suas criações inovadoras, lançou uma nova cerveja artesanal chamada […]

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
19/08/2024 às 10h28.

MBeer Contest: Tudo o que você precisa saber sobre o concurso!

O MBeer Contest está com as inscrições abertas para a edição de 2024! Cervejeiros de […]

Compartilhe