1. Home
  2. /
  3. Mercado Cervejeiro
  4. /
  5. Beer geek: Você sabe o que significa esse termo?
Beer geek: Você sabe o que significa esse termo?
Em 18/07/2022 às 10h26.

Beer geek: Você sabe o que significa esse termo?

Beer geeks adoram novidades e ajudam a movimentar o mercado de cerveja; saiba mais sobre esse termo e se você se enquadra nessa definição.

Felipe Freitas
Por Felipe Freitas, cervejar.com
Engenheiro Químico e Sommelier de Cerveja

Com um universo recheado de nuances e referências, a cerveja artesanal tem também seu próprio vocabulário. É o caso do termo “beer geek”, que designa os aficionados pelo tema. São pessoas apaixonadas por conhecer detalhes e mergulhar mais a fundo no mundo cervejeiro, que entendem a história, estilos, frequentam lugares relacionados à bebida e, definitivamente, incluem a cerveja como parte de um estilo de vida.

A palavra “geek” é utilizada para definir alguém que é amante da tecnologia, e leva essa paixão para diferentes aspectos de sua vida. Os beer geeks possuem uma relação parecida, só que com a cerveja.

Beer geek, por exemplo, pode ser aquele seu amigo que já conhece bastante sobre cervejas e sempre indica um novo rótulo, ou dá dicas de lugares relacionados à cerveja artesanal, para você visitar na sua próxima viagem.

É possível perceber muitas variações dentro do grande grupo dos beer geeks. Existem os apaixonados por lúpulo, que estão sempre buscando a próxima IPA para beber, ou ainda aqueles que preferem mergulhar em cervejas históricas que possuem muitos séculos de tradição, entre muitas outras variações que a cultura da cerveja permite explorar.

A origem

Provavelmente, pessoas apaixonadas por conhecimento cervejeiro devem ter existido por toda história humana. Desde o Antigo Egito até os dias atuais, muitas pessoas já se fascinaram pelo universo da cerveja.

Porém, o nascimento do termo beer geek está ligado ao crescimento das microcervejarias nos Estados Unidos e, principalmente, com a gigantesca onda de inovação  que essas cervejarias criaram, especialmente a partir dos anos 1990.

Beer geeks adoram novidades, principalmente, quando a criatividade dos cervejeiros acerta na criação de belas cervejas. Eles são ainda figuras importantes, porque ajudam a movimentar o mercado de cerveja, disseminando conhecimento cervejeiro, sem ficar ditando regras ou chatices sobre o tema.

Se você lembra do aroma de lúpulo em seus pensamentos, sonha em visitar uma cervejaria, e curte uma nova experiência cervejeira, é provável que você seja ou esteja no caminho de se tornar um beer geek.

Mercado Cervejeiro
09/11/2022 às 10h30.

5 livros sobre como fazer cerveja

Fazer cerveja pode ser um hobbie, ou um trabalho sério; independente do seu nível de experiência, há ótimos livros para te ajudar a começar ou aprofundar os estudos cervejeiros.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
21/10/2022 às 13h03.

Fique por dentro: Dicionário das cervejas funcionais

Cervejas funcionais adicionam características benéficas à saúde; fique por dentro do vocabulário ligado a essas bebidas.

Compartilhe