Água sempre: a importância de se manter hidratado
O consumo de água junto a cerveja é fundamental para aproveitar a ocasião e evitar a desidratação pelos efeitos do álcool no organismo.
A produção de cerveja desde o plantio de seus ingredientes no campo até o envase da cerveja em embalagens na fábrica mostra o quanto a água é valiosa, e tão valioso quanto isso é que a água esteja presente na hora de você consumir cervejas.
Momentos relaxantes e festivos regados a boas cervejas podem levar a um dia seguinte não tão memorável devido aos efeitos do álcool. Por isso, o consumo de água junto ao consumo de cerveja é tão importante.
A água compõe de 90 a 95% o volume da cerveja presente no copo dos bebedores e, além disso, permite que a bebida seja produzida desde sua utilização na fase agrícola, na produção de malte e lúpulo, até na cervejaria, onde é utilizada no resfriamento, aquecimento, sanitização e fundamentalmente como ingrediente na produção.
Reduzir o uso de água na cadeia de produção de cerveja para níveis cada vez menores, aumentando a eficiência de todo o processo é algo desejável e alvo de pesquisa de uma série de profissionais visando que a fabricação da bebida se torne cada vez mais sustentável.
Já o consumo de água junto a cerveja pelos bebedores é fundamental para manter as pessoas aproveitando o prazer da ocasião e evitar a desidratação ocasionada pelos efeitos do álcool no organismo, que podem ser bastante desagradáveis.
O equilíbrio da hidratação ao longo do consumo de cervejas
A razão pela qual o álcool desidrata você é porque ele é um diurético, o que significa que faz com que as pessoas usem o banheiro com mais frequência. A falta de água não apenas retira os eletrólitos-chave do corpo, mas também amplifica os sintomas de uma ressaca. A hidratação é sempre importante, mas especialmente quando você está bebendo álcool.
Beber alguns copos de água antes de começar a consumir bebidas alcoólicas, tentar alternar as bebidas alcoólicas com um copo de água enquanto consome álcool e beber um pouco de água antes de ir para a cama após uma sessão de consumo de cervejas, é uma técnica que ajuda a neutralizar significativamente o efeito de desidratação promovida pelo álcool.
Hidratação adequada, bem como alimentação, farão com que a absorção de álcool pelo organismo ocorra de maneira mais vagarosa, o que também deve ser acompanhado pelo consumo de cerveja de forma moderada para que se aprecie o prazer que a bebida pode oferecer.
A água é uma das substâncias mais valiosas do planeta, sem ela seria impossível produzir cerveja e com ela o consumo de cerveja se torna mais consciente, responsável e prazeroso.