Você sabe o que é marketplace?
Conheça o e-commerce que aproxima produtores de cervejas a consumidores, com preços mais competitivos.
Durante a pandemia, o mercado online cresceu, oferecendo aos consumidores mais comodidade e preços competitivos. Um dos tipos de e-commerce é o marketplace. Marketplace, em tradução literal, significa mercado. Na prática, este modelo de venda funciona como um shopping virtual, em que vendedores e compradores se conectam.
Marketplaces já são responsáveis por 78% das vendas online para consumidores finais, de acordo com a Nielsen, uma empresa de medição e análise de dados. Diferente dos modelos tradicionais, no marketplace, o vendedor vende direto para o comprador. Como a venda é direta, a estrutura tributária é mais eficiente, eliminando um intermediário, o que costuma significar preços mais atraentes.
Os marketplaces funcionam assim: o site cobra uma taxa para cada venda, já que faz a conexão entre comprador e vendedor. O vendedor é responsável em manter o site em funcionamento, e em fazer a divulgação deste canal em mídias sociais, ou outros sites, atraindo os consumidores até lá.
Esses sites costumam ser responsáveis em processar o pagamento, ou seja, garantir que o pedido foi pago pelo cliente e, assim, o vendedor pode enviar a mercadoria.
Marketplaces de cervejas
Quando se trata do universo cervejeiro, alguns marketplaces cadastram as bebidas na plataforma, com todos os detalhes, como análise sensorial, preço e harmonização, outros sites não. Alguns são responsáveis pelo frete, outros não.
Os sites que são responsáveis pelo frete costumam armazenar os produtos em seus depósitos, eximindo o vendedor desta responsabilidade e, em geral, entregam os pedidos mais rápido. Enfim, os modelos variam muito, o que impacta diretamente na taxa que o marketplace cobra do vendedor e, consequentemente, do cliente.
O mercado cervejeiro está repleto de marketplaces especializados, que aproximam produtores e consumidores finais, e bares e lojas. Sem dúvidas, é uma ótima oportunidade para o produtor que quer iniciar ou expandir a venda online, e para o consumidor final, que tem grandes chances de conseguir preços melhores.