1. Home
  2. /
  3. Degustação
  4. /
  5. Cerveja DeuS: por que é tão cara?
Cerveja DeuS: por que é tão cara?
Em 02/08/2023 às 11h30.

Cerveja DeuS: por que é tão cara?

A cerveja DeuS pertence ao estilo Bière Brut, reservado para rótulos que passam pelo método tradicional de fabricação de espumantes.

Luis Celso Jr.
Por Luis Celso Jr., cervejar.com
Jornalista e Sommelier de cerveja

A cerveja DeuS – Brut des Flandres já foi considerada a mais cara do Brasil. Perdeu o título para outros rótulos especiais, mas continua sendo uma das que tem maior preço. Hoje pode ser encontrada entre R$ 350 e R$ 450 na internet, bares e restaurantes. Mas por que é tão cara? O que ela tem de tão especial? Para explicar, é preciso entender um pouco sobre composição de preços e o estilo Bière Brut, reservado para cervejas que passam pelo método champenoise, o mesmo usado na produção dos espumantes tradicionais.

O preço da cerveja DeuS

A composição do preço de um produto depende de muitos fatores. Entre eles está o custo de fabricação, comercialização e importação — o câmbio tem um grande impacto aqui, já que se trata de um produto belga. Mas, além disso, também depende de outros fatores mais subjetivos, como o valor que os clientes percebem no produto.

Por mais que possam ser parecidos a princípio, preço e valor não são a mesma coisa. Preço é a quantidade de dinheiro que um produto custa. É o que se paga. No entanto, valor é a percepção das pessoas sobre os benefícios que aquele produto traz. Tem a ver com seus atributos e sua utilidade para resolver problemas e atender desejos do consumidor.

Por ser subjetivo, valor também é algo variável. Muda de pessoa para pessoa, assim como entre diferentes momentos. O preço da DeuS pode parecer caro para a maioria, mas talvez não seja para alguém que recebe maiores salários ou para quem valoriza mais a experimentação de bebidas diferentes. Ou ainda para um momento especial, como o nascimento de um filho, uma promoção no trabalho ou um casamento. Afinal, o quanto vale ter algo realmente único nessas situações memoráveis?

Ou seja parte do preço alto é também uma questão de marketing: para posicionar a DeuS como um produto raro, exclusivo, para momentos realmente especiais.

A cerveja Bière Brut

Além disso, produzir uma Bière Brut custa caro. Elas podem ser consideradas um híbrido entre cerveja e espumante, já que passam pelo processo tradicional de fabricação de champanhe. E a DeuS não é exceção.

A primeira etapa é a fabricação da cerveja em si. A DeuS é produzida pela Cervejaria Bosteels, que tem longa tradição na área. Foi fundada em 1871 por Jean-Baptist Bosteels em Buggenhout, pequeno vilarejo da província de Flanders Oriental. Em 1996, lançou da Tripel Karmeliet, uma Belgian Tripel dourada, com 7,5%, e feita a partir de três grãos: cevada, trigo e aveia, nos seus formatos brutos e malteados. Essa é a cerveja-base para a produção da DeuS.

Após ser fabricada na Bélgica, ela é enviada para a região de Champagne, na França, onde passa pelo método champenoise. A primeira etapa consiste em refermentar a bebida nas garrafas com a levedura de espumante, que ficará em contato com o líquido por longos períodos nas caves. É nesse momento que o teor alcoólico se eleva e são produzidos muitos dos aromas e sabores únicos da DeuS — que fica nesse processo por 12 meses.

Após essa etapa, as garrafas vão para anteparos especiais chamados pupitres. Lá, passam pela segunda parte: o “remuage”. São encaixadas de forma inclinada com as tampas para baixo e giradas várias vezes por dia por períodos que variam de 6 semanas a um ano. O objetivo é levar a borra, que se formou por conta da segunda fermentação, para o gargalo. A Bosteels não divulga o tempo da DeuS nessa etapa.

Por fim, vem o “dégorgement”. Os gargalos das garrafas são congelados e as tampas provisórias abertas contra uma barreira de madeira. A alta pressão formada na garrafa expulsa o bloco de leveduras de uma vez só. Depois as garrafas são completadas com o mesmo líquido e tampadas com as rolhas definitivas.

A cerveja DeuS – Brut des Flandres

A DeuS foi para o mercado pela primeira vez em 1999 numa versão inicial. Três anos depois, foi lançada a Cuvée Prestige 2002, versão maturada por mais tempo e que se tornou o padrão até hoje. Sirva a cerveja em temperatura de espumante, geralmente entre 0 °C e 4 °C, em copos flute. Mantenha sempre gelada em um balde de gelo até o fim do consumo.

Sensorialmente, a bebida traz características de cerveja e espumante misturadas. Tem cor amarelo palha, brilhante, com ótimo perlage, formando boa espuma ao servir que se dissipa em tempo mediano. No aroma e sabor, traz notas que lembram maça-verde, pera e uvas-brancas, com toques florais e de manjeiricão, gramíneos, leves toque de cacas de pão, mel, biscoito, tomilho e noz-moscada. Na boca, o corpo é médio baixo com alta carbonatação e gosto levemente adocicado no começo, que se converte em um final seco e aquecedor em razão dos 11,5% de álcool.

Outra característica sobre a percepção sobre o valor é que ela muda conforme nosso conhecimento muda. E agora, sabendo de tudo isso, o valor da DeuS ficou melhor explicado para você? Claro, ela não deixa de ter um preço alto. Mas agora você entende os motivos.

MBEER Inscreva seu rótulo e participe
Mercado Cervejeiro
12/09/2024 às 10h12.

Cerveja Zygmunt Bauman

A Cervejaria Paulistana Filosofia, conhecida por suas criações inovadoras, lançou uma nova cerveja artesanal chamada […]

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
19/08/2024 às 10h28.

MBeer Contest: Tudo o que você precisa saber sobre o concurso!

O MBeer Contest está com as inscrições abertas para a edição de 2024! Cervejeiros de […]

Compartilhe