1. Home
  2. /
  3. Degustação
  4. /
  5. Cervejarias em SP: 6 cervejas que ficam melhor na fonte
Cervejarias em SP: 6 cervejas que ficam melhor na fonte
Em 07/06/2023 às 11h30.

Cervejarias em SP: 6 cervejas que ficam melhor na fonte

Existe cerveja boa em “essepê”; fazer visitas e beber na cervejaria, ao lado dos tanques, é garantia de ótima experiência e de uma bebida mais saborosa.

Luis Celso Jr.
Por Luis Celso Jr., cervejar.com
Jornalista e Sommelier de cerveja

Sim, existe cerveja boa em São Paulo. E muitas delas ficam ainda melhores na fonte. Felizmente, não é mais necessário viajar para as cidades do entorno para conseguir a sua. Desde 2016, quando a prefeitura liberou “indústrias de baixo impacto” nos bairros de São Paulo, o número de brewpubs cresceu muito. Para deleite dos amantes da bebida.

Então, que tal conhecer seis cervejarias em “essepê” e algumas das melhores cervejas para beber ao lado dos tanques? Confira.

Mula IPA — Cervejaria Nacional

A Cervejaria Nacional, em Pinheiros, é o brewpub mais antigo de São Paulo em atividade. Aberto em 2011, produz as próprias cervejas no térreo. O primeiro andar é ocupado pelo bar e o segundo é usado para eventos. O cardápio inclui seis tipos de chopes regulares, lançamentos sazonais e cervejas convidadas. As opções alimentares são variadas, com porções e hambúrgueres de alta qualidade. A Mula IPA é o carro-chefe. Trata-se de uma American IPA saborosa. Quanto mais fresca, mais os aromas e sabores dos lúpulos se destacam. E é por isso que você deve provar lá mesmo!

Fica na Avenida Pedroso de Morais, 604, em Pinheiros.

Sophisticated Max — Croma Beer Co.

A Croma, anteriormente uma cervejaria cigana conhecida por suas cervejas de alta qualidade, transformou-se em um brewpub, em 2019, com espaço instalado na Vila Madalena. Além das cervejas da linha regular, o local oferece opções sazonais e produções exclusivas para consumo no local. Os clientes também podem aproveitar a cozinha, que serve ótimos pratos, um mezanino e um quintal.

A marca é conhecida por suas ótimas New England IPAs, como a Sophisticated Max, que usa três tipos de lúpulo em três formatos diferentes para maximizar os aromas e sabores. Para não perder nem um pouco dessa potência toda, faça uma visita.

Fica na Rua Haromia, 472, na Vila Madalena.

Honkers – Goose Island Brewhouse

A Goose Island Brewhouse é um dos brewpubs queridinhos do bairro de Pinheiros. A marca foi fundada em 1995, nos Estados Unidos, e fez fama pelas ótimas cervejas. Entre elas, a mítica Bourbon County, uma Imperial Stout maturada em barris de Bourbon. Foi comprada pela AB-InBev em 2011 e a sede paulista abriu as portas em 2016.

Além de ótimas cervejas produzidas no local, a Goose Island Brewhouse tem uma linda decoração no estilo industrial, bom serviço e ótima cozinha. Experimente a versão local e fresquinha da Goose Island Honkers Ale, famosa English Bitter da marca. Não é difícil de encontrar nos mercados, mas ter a experiência de bebê-la localmente revela todo o potencial desse rótulo clássico.
Fica na Rua Baltazar Carrasco, 187, em Pinheiros.

Morning Meal – Tank Brewpub

Entre as cervejarias em SP, Tank Brewpub é uma das casas mais novas. Foi inaugurada em setembro de 2020 e a ideia de frescor é um conceito muito valorizado por lá. O nome vem de seis tanques horizontais instalados na cervejaria e conectados diretamente às torneiras no salão. Mais fresco que isso, impossível!

São 20 torneiras que jorram os mais diversos estilos de cervejas produzidos lá mesmo. A decoração tem uma pegada industrial e arrumada, com destaque para o aço inox. As cervejas são todas rotativas. Mas, atualmente, há uma deliciosa Oatmeal Stout, elaborada com aveia, que traz cremosidade e um toque amendoado para a bebida. Esse aroma é melhor percebido quando ela está recém-fabricada.

Fica na Rua Amaro Cavalheiro, 45, em Pinheiros.

Huracán – Vortex Brewhouse

Localizado na Zona Sul de São Paulo, o Vórtex é um dos pioneiros na cena de brewpubs da região. A fabricação das cervejas é realizada no andar superior da casa e servida diretamente no térreo, garantindo a menor distância possível entre a fonte e o consumo, resultando em um sabor e aroma ainda mais intensos. A casa oferece uma variedade de dez torneiras de cervejas próprias e algumas convidadas, além de coquetéis, vinhos, porções e hambúrgueres que complementam o cardápio.

Experimente a Huracán, uma West Coast IPA que também carrega o título de primeira cerveja da casa. Ela tem aromas de maracujá e tangerina bem marcantes, trazendo uma sensação refrescante.

Fica na Rua Alexandre Dumas, 1129, na Chácara Santo Antônio.

Sem Futuro – Armazém 77

O Armazém 77, situado no bairro da Penha, começou suas operações em 2014 como um local de vendas de cervejas artesanais e rapidamente se tornou uma referência na região. Em 2018, o estabelecimento se transformou no primeiro brewpub da Zona Leste com a inauguração da Cervejaria 77.

A estrela é a cerveja. São sete torneiras sempre bem abastecidas. A música ambiente é o punk rock, movimento que inspirou o nome do estabelecimento. Experimente a cerveja Sem Futuro, uma Ordinary Bitter com malte destacado, lembrando tostado e amêndoas, com leve lúpulo herbáceo responsável pelo frescor. Tem baixo corpo, teor alcoólico de 3,8% e é muito fácil de beber.

Fica na Rua Betari, 525, na Penha.

Dicas finais

Para quem não é de São Paulo, vale dar algumas dicas. São Paulo é uma cidade muito grande. Faça um bom roteiro dos locais que quer visitar e separe a cidade por regiões. Evite os horários de pico, para não ficar preso no trânsito. Utilize o transporte público, principalmente o metrô, ou aplicativos de transporte. E se for beber, não dirija!

Mercado Cervejeiro
25/10/2024 às 09h43.

Bruxas cervejeiras: Uma história de halloween

No imaginário de muitos, as bruxas são figuras misteriosas e assustadoras, fortemente associadas ao Halloween. […]

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
26/09/2024 às 10h57.

Conheça uma das bebidas mais antigas produzidas pela humanidade: a cerveja de Jiahu

Conheça uma das bebidas mais antigas produzidas pela humanidade: a cerveja de Jiahu! A civilização […]

Compartilhe