O fantástico mundo da cerveja com café
Os movimentos da cerveja artesanal e de pequenos produtores de café têm crescido nos últimos anos, e contam com fãs que apreciam os dois universos.
Você gosta de café? É um apaixonado por cerveja? Então, por que não juntar essas duas paixões em uma única bebida? Os movimentos da cerveja artesanal e de pequenos produtores de café têm crescido nos últimos anos, e contam com fãs que apreciam os dois universos.
De fato, tanto o mundo do café, como o da cerveja, com suas respectivas diversidades de aromas, sabores e texturas, são dois universos distintos, mas com formas parecidas de se apreciar. Em bairros que possuem bares de cerveja artesanal, por exemplo, é provável que tenha também uma cafeteria, que valoriza o café de pequena produção.
O café, como quase todas as bebidas, é formado por uma grande diversidade de tipos, dependendo do do grão, da torra, da forma de extração, entre outros fatores. As características de sabor e aroma do café podem combinar com os mais diferentes estilos de cervejas, criando camadas de sabores muito atraentes.
Cervejas claras
É comum as pessoas associarem o café somente com cervejas escuras, mas isso não é um fato. Há também cervejas claras que utilizam café em suas receitas, como Sours, IPAs, New England IPAs e Blonde Ales. Pouco usual, essa mistura traz uma sensação de contraste do torrado com o restante da cerveja.
Cervejas escuras
As cervejas escuras são as que mais facilmente associamos à adição de café. Estilos como Porter e Stout combinam perfeitamente com o torrado do café. As Russian Imperial Stouts, estilo de forte potencial alcoólico e também alto dulçor, também estão ganhando café em suas receitas.