Conheça 7 famosos que lançaram suas próprias cervejas
Este ano, Elon Musk lançou a GigaBier durante evento em Berlim, na Alemanha; conheça mais 6 famosos que também já tiveram seus próprios rótulos.
No fim de março, o megaempresário Elon Musk, detentor da Tesla e diversas outas empresas como o Twitter e a SpeceX, lançou sua própria cerveja: a GigaBier. O anúncio foi feito durante a apresentação daquilo que será a mais nova fábrica da marca automotiva em Berlim, na Alemanha.
Segundo a descrição no site oficial, a cerveja foi concebida para simular a forma do Cybertruck, caminhão elétrico da Tesla. Ainda conforme o site, trata-se de uma Pilsen de 5% de álcool, com aromas de tangerina e frutas doces.
Curiosidades: essa não é a primeira investida de Musk no mundo das bebidas alcoólicas. Em 2020, ele lançou a Teslaquila. Além disso, o empresário não é o primeiro famoso a lançar uma cerveja própria. Muitas bandas já fizeram isso, além de outras personalidades do Brasil e do mundo.
Alguns desses rótulos ainda estão disponíveis para você experimentar. Confira nossa lista.
Bruce Dickinson — Trooper
Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden, lançou a primeira cerveja da banda em 2013. Foi fruto de uma parceria com a cervejaria britânica Robinsons Brewery. Apesar de ser um rótulo do grupo, o próprio cantor foi o responsável pelo projeto, já que é um famoso fã de cervejas artesanais. E o que era apenas rótulo, se multiplicou, dando origem a uma linha completa feita sempre sob o olhar atento de Dickinson. O grupo tem também duas cervejas feitas no Brasil. Ambas com a Bodebrown, de Curitiba (PR).
Barack Obama — White House Beers
O ex-presidente norte-americano Barack Obama também é um cervejeiro de carteirinha. Ele se tornou o primeiro presidente a fazer uma cerveja dentro das dependências da Casa Branca. A façanha ocorreu em 2012. A notícia chamou tanta atenção que uma petição com mais de 10 mil assinaturas solicitou que as receitas fossem reveladas ao público. E foi assim que todo o detalhamento da Honey Ale e Honey Porter foi distribuído na internet. Obama se juntou, assim, ao rol de presidentes “cervejófilos”, ao lado de George Washington, Thomas Jefferson, Jimmy Carter e Bill Clinton.
Seu Jorge — Cerveja Karavelle
O Brasil também tem história para contar quando o assunto são personalidades cervejeiras. O cantor Seu Jorge, por exemplo, já foi sócio de uma cervejaria inteira. Trata-se da Karavelle, que iniciou os trabalhos em 2009, em Indaiatuba (SP). Ela chegou a ter grande presença nos supermercados e até abriu um brewpub, em 2013, em um bairro nobre da cidade de São Paulo. A marca aparentemente deixou de existir em 2020.
Mussum — Brassaria Ampolis
Talvez o maior case de sucesso de grandes personalidades no mundo da cerveja seja da Brassaria Ampolis, cervejaria do Mussum — grande personagem do humor brasileiro. Fundada em 2013, por Diogo Mello e Sandro Gomes, filhos do humorista, a marca hoje pertence ao Grupo Petrópolis e conta com quatro rótulos fixos e bem-humorados: Cacildis, Biritis, Ditriguis e Forévis.
Hommer Simpson – Duff
A famosa cerveja Duff, do seriado Os Simpsons, já existiu de verdade aqui no Brasil. O grande e verdadeiro amor do Homer era uma Pilsen e teve a receita produzida pela cervejaria Saint Beer, de Forquilhinha (SC), sob licença da Duff Mexicana. No entanto, a Fox, detentora dos direitos da obra audiovisual, entrou na justiça e consegui impedir a continuidade da marca no Brasil e em outros países. Infelizmente, não há indícios que ela aparecerá por aqui novamente.
São Marcos (Palmeiras) — Clube 12
O mundo do esporte também tem personalidades cervejeiras. Em outubro de 2017, o ex-goleiro Marcos, ídolo do Palmeiras e campão do mundo pela Seleção Brasileira, deu início a um clube de cervejas por assinatura. Afinal, uma cerveja só seria pouco para o “São Marcos”, titular do pentacampeonato em 2002. O Clube 12, que faz referência ao número da camisa jogador, distribuiu para os assinantes 12 estilos de cerveja ao longo de 12 meses.