5 curiosidades que você deveria saber sobre as cervejas Pilsen
Uma das cervejas mais famosas do mundo, a Pilsen traz conforto e segurança para maioria dos bebedores de cerveja; conheça cinco curiosidades sobre esse estilo tão popular.
Cerveja Pilsen significa conforto e segurança para a maior parte dos bebedores de cerveja, isso por conta da popularidade do estilo no mundo cervejeiro. Mas você tem conhecimento de algumas questões fundamentais relacionadas ao estilo? A seguir, conheça cinco curiosidades sobre este estilo tão popular.
1 – A maioria das cervejas tidas como Pilsen, não são Pilsen
Sejamos sinceros, a maior parte das cervejas que grandes cervejarias destacam como “tipo Pilsen” se encaixam, na realidade, no estilo American Light Lager, que é inspirado no Pilsner, mas com menos sabores marcantes, o que a ajuda a apelar para paladares muito distintos.
2 – Pilsen é o nome de uma cidade
Pilsen é o nome de uma cidade na República Tcheca, berço do estilo de cerveja Pilsen, que nasceu lá no final do século XIX.
3 – Foi a criação de um cervejeiro chamado Joseph Groll
Joseph Groll, um cervejeiro da Baviera, foi o responsável pela criação da cerveja Pilsen. Ele decidiu usar maltes muito claros para produzir uma bebida dourada, o que chamou atenção. Na época, o comum era a utilização de maltes escuros.
4 – Boas Pilsens são difíceis de se produzir
Os cervejeiros costumam concordar que fazer uma boa Pilsen é mais difícil do que preparar a maioria dos outros estilos. Como este é um estilo leve, com sabores sutis e delicados, qualquer sabor esquisito ou desagradável é facilmente percebido.
5 – A primeira Pilsen foi tcheca e a segunda alemã
A Pilsen original nasceu na República Tcheca, chamada de Czech Pilsner ou Bohemian Pilsner, sua fama rapidamente atravessou a fronteira, chegando à região da Baviera na Alemanha, dando origem a German Pilsner.