4 harmonizações culturais com cerveja que vão te conquistar
Combinações de cerveja com pratos típicos ganham destaque mundial; escolhemos quatro harmonizações culturais para você conhecer e experimentar.
Quando viajamos para outro país, queremos conhecer suas belezas, pessoas, cultura, história e, claro, a gastronomia. Cada povo tem um jeito de lidar com a comida – até mesmo na forma de combinar alimentos e bebidas. Algumas dessas harmonizações são tão típicas que conquistaram destaque mundial. Na cerveja, chamamos esse fenômeno de harmonizações culturais.
Há diversos exemplos. Desde o café da manhã Bávaro – sim, um café da manhã com cerveja e salsicha de vitela –, até um hambúrguer com IPA. Confira, abaixo, mais dessas combinações. Você vai adorar!
Café da manhã Bávaro com Weissbier
Um clássico do sul da Alemanha, servido com cerveja no café da manhã. Aliás, nenhum café da manhã Bávaro estaria completo sem uma deliciosa cerveja de trigo. No prato, pretzel e weisswrust, a salsicha branca feita de carne de vitela, toucinho e temperos.
A harmonização funciona porque as notas condimentadas da cerveja, lembrando cravo, enfatizam os temperos da salsicha, assim como as notas de trigo se assemelham ao sabor do pretzel. A carbonatação é suficiente para contrastar a gordura, enquanto as notas frutadas de banana adocicam a combinação.
Moules et frites com Strong Golden Ale
Moules et frites é uma refeição tradicional belga e orgulho nacional daquele país. Os mexilhões, que já foram considerados “prato dos pobres”, hoje é uma iguaria da alta gastronomia. Além disso, as batatas fritas são invenção nacional (leia mais sobre o prato aqui).
A combinação com cervejas do estilo Strong Golden Ale é uma das mais famosas harmonizações culturais. Tecnicamente, uma cerveja dourada e leve para um prato suave. No entanto, seu alto teor alcoólico (que pode chegar a 11%) e carbonatação efervescente a tornam ideal para contrastar a gordura do preparo e das suas inúmeras variações.
As notas condimentadas da cerveja enfatizam os temperos do prato, enquanto as frutadas dão um toque de limão, uvas verdes e até pêssegos, complementando a refeição.
Ostras com Stout
Maltes torrados com frutos do mar é uma combinação bastante inusitada, mas os irlandeses juram que funciona muito bem. E nada como ostras com Irish Dry Stout.
Esse é um caso polêmico. Nem todos os especialistas concordam que a combinação funcione dentro das diretrizes técnicas. O resultado pode trazer um pouco de maresia para a cerveja, o que não agrada todos os paladares.
Mas é exatamente essa a beleza das harmonizações culturais. Elas não precisam ser consenso para entrarem para o cânone gastronômico de um país.
Hambúrguer com IPA
Uma harmonização tão comentada e feita que já entrou para o hall da fama norte-americano. Afinal, foram os Estados Unidos que resgataram e transformaram a IPA no sucesso que é hoje, assim como são os responsáveis por criar o hambúrguer. Nada mais justo que unir os dois.
Aqui o amargor da cerveja encontra a gordura da carne para se equilibrar, enquanto enfatiza o sabor dela. Já os sabores da cocção do hambúrguer combinam com o malte da cerveja. Por fim, os toques frutados complementam a combinação.