1. Home
  2. /
  3. Caderno do Chef
  4. /
  5. Risoto com cerveja, uma combinação que dá certo
Risoto com cerveja, uma combinação que dá certo
Em 27/11/2021 às 10h00.

Risoto com cerveja, uma combinação que dá certo

A cerveja proporcionando sabores e aromas para sua receita.

Felipe Freitas
Por Felipe Freitas, cervejar.com
Engenheiro Químico e Sommelier de Cerveja

Cervejas são ótimas companheiras para a preparação de diversas receitas, entre elas, o risoto. Isso porque, o arroz arbóreo, indicado para este prato, é um grão que absorve muito líquido. Assim, também pode absorver os sabores proeminentes das cervejas artesanais.

Vários estilos de cervejas artesanais oferecem perfis de sabor que complementam o arroz arbóreo, e os vegetais ou proteínas, tradicionalmente, adicionados aos risotos.

Além disso, as cervejas contam com aspectos com os quais o vinho não pode competir. As cervejas podem dar notas caramelizadas, maltadas e cítricas para um risoto, por exemplo.

E não precisa se limitar na hora de escolher a cerveja. O mais importante é equilibrar os sabores dos ingredientes do risoto com os sabores da bebida. Neste sentido, uma boa dica é evitar cervejas com amargor muito pronunciado.

Um risoto de carne seca, ou com tomates secos, por exemplo, acompanharia bem uma Bock, que é maltada e herbal, e traz essas características para o prato. Muitas vezes, arriscar é o melhor jeito de experimentar essas possibilidades.

Nós utilizamos uma Witbier para preparar um delicioso risoto de alho-poró. A Witbier adiciona seu sabor levemente condimentado e cítrico à receita. Variações dessa receita ficaram boas também com a utilização de cogumelos frescos ou frutos do mar.

Risoto de alho-poró com Witbier

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de arroz arbóreo;
  • 2 xícaras (chá) de alho-poró fatiado;
  • 1 xícara (chá) de ervilhas frescas;
  • ½ xícara (chá) cerveja estilo Witbier;
  • 2 dentes de alhos picados;
  • 1,5 litro de caldo de legumes;
  • 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado;
  • 4 colheres (sopa) de azeite;
  • 1 cebola picada fina;
  • ½ colher (sopa) de folhas de alecrim picadas;
  • 1 colher (sopa) de manteiga;
  • Sal e pimenta-do-reino moída a gosto.

Modo de preparo

  1. Em uma panela adicione o caldo de legumes em fogo alto. Assim que ferver, abaixe o fogo e mantenha aquecido durante a preparação do risoto.
  2. Leve uma panela ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite, junte a cebola, o alho e refogue até dourar. Adicione o alecrim.
  3. Acrescente o arroz e misture para envolver os grãos com o azeite. Tempere com sal e pimenta, regue com a cerveja Witbier e mexa até evaporar. Junte o alho-poró, as ervilhas e mexa bem.
  4. Acrescente uma concha do caldo quente e mexa até secar. Repita o mesmo procedimento, adicionando o caldo de legumes, de concha em concha, aos poucos, até ficar no ponto – o grão deve estar cozido, mas ainda durinho no centro (al dente). Na última adição, não deixe o caldo secar completamente, o risoto deve ficar cremoso e ainda úmido.
  5. Desligue o fogo e misture a manteiga e o parmesão ralado. Por último, acrescente o queijo mascarpone e misture delicadamente. Divida o risoto em quatro pratos, finalize com um fio de azeite e pimenta-do-reino moída na hora.
  6. Sirva em seguida.
Mercado Cervejeiro
09/11/2022 às 10h30.

5 livros sobre como fazer cerveja

Fazer cerveja pode ser um hobbie, ou um trabalho sério; independente do seu nível de experiência, há ótimos livros para te ajudar a começar ou aprofundar os estudos cervejeiros.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
21/10/2022 às 13h03.

Fique por dentro: Dicionário das cervejas funcionais

Cervejas funcionais adicionam características benéficas à saúde; fique por dentro do vocabulário ligado a essas bebidas.

Compartilhe