Rio de Janeiro: Conheça 5 cervejas para beber direto da fonte
Algumas cervejas ficam ainda melhores quando bebidas nos próprios brewpubs e bares das cervejarias; confira os rótulos sugeridos na Cidade Maravilhosa.
Cerveja é um produto para ser consumido fresco. Isso porque, a bebida atinge o seu ápice de aroma e sabor assim que fica pronta. Depois, ela vai naturalmente se degradando, como qualquer alimento. É claro que existem fatores que ajudam na sua conservação. Mas, a melhor forma de não ter que se preocupar com todos esses detalhes, é uma só: beber direto da fonte.
Por isso, nós do Cervejar.com decidimos fazer uma série de artigos com as cervejas que ficam melhores quando bebidas na fonte. A ideia é sugerir rótulos que você deve ir até o brewpub ou bar da cervejaria para experimentar.
Nesses locais, a cerveja é mais fresca, já que se deslocou menos, sofreu menos com intempéries do tempo e foi mantida refrigerada. A seguir, confira um roteiro pela Cidade Maravilhosa.
Casa Rosa — Narreal Brewhouse
O Narreal Brewhouse oferece ótimas cervejas nas 30 torneiras de autosserviço e uma cozinha com pratos deliciosos, como o carbonade flamande – tradicional cozido de carne típico da Bélgica. Por lá, experimente a cerveja Casa Rosa, nome emprestado da Casa Rosa do bairro de Laranjeiras, tombada pelo patrimônio cultural imaterial do estado.
Trata-se de uma deliciosa Sour com quatro frutas diferentes: morango, amora, framboesa e mirtilo. A cerveja é ácida e seca, com aroma e sabor bem destacados e uma cor avermelhada lindíssima. É melhor beber na fonte para aproveitar ao máximo o frescor dos aromas e sabores das frutas.
Endereço: Rua Real Grandeza, 129 – Botafogo.
Comet Together – Overhop Brewpub
Premiadíssima, a Overhop Brewing reformou seu bar no Botafogo e o transformou em um brewpub. Em março, a marca lançou a Comet Together, uma Session IPA com lúpulos Comet recém-colhidos. Esse tipo de cerveja com lúpulos frescos é também chamado de Fresh Hop ou Wet Hop Beer, conhecido por valorizar as características mais delicadas da planta. Essa versão da Overhop lembra abacaxi, melão, manga verde, floral e herbal. Se você não encontrar, pode apostar nas NE IPAs da casa, que ficam ainda mais deliciosas quando frescas.
Endereço: R. Dezenove de Fevereiro, 190 — Botafogo.
Donana — Casa Camolese
Considerado o primeiro brewpub do Rio de Janeiro, o local tem mais de 800 metros quadrados, fachada tombada e um pé-direito de oito metros de altura. Entre os sócios, o artista plástico Vik Muniz e o empresário Cello Camolese, um dos fundadores da cervejaria Devassa.
O local funciona como restaurante, brewpub e tem coquetéis incríveis. As cervejas são exclusivas, ou seja, para beber só indo até lá. Entre os seis rótulos, está a Donana, uma Munique Helles com lúpulos florais alemães, melhores apreciados quando a cerveja está bem fresca.
Endereço: Rua Jardim Botânico, 983 – Jardim Botânico.
Marmota IPA — Marmota Brewery
O espaço é leve e descontraído, decorado com grafites, e conta com 12 torneiras com cervejas artesanais feitas na casa. Aproveite a Marmota IPA fresquinha, que usa lúpulos americanos que garantem notas de maracujá e cascas de laranja. Se estiver com fome, harmonize com o Brabo Burger, feito com carne de linguiça e queijo coalho.
Endereço: Rua do Rezende, 38 — Centro.
NE Terral — Espaço 09
Informal e descontraído, o local conta com música ao vivo e ótimos rótulos. A dica é experimentar a NE Terral, cerveja do estilo Juicy or Hazy Pale Ale, com 6,2% de álcool, que sofre um triplo dry-hopping de lúpulo Mosaic, sendo adicionada de terpenos (extrato vegetais) que lembram laranja. Cervejas desse tipo ficam melhor quando frescas, para preservar até mesmo as notas mais delicadas dos lúpulos.