Sabores de presunto e bacon: Conheça as cervejas defumadas
Se forem bem feitas, as cervejas defumadas são incrivelmente agradáveis de beber, em especial, quando harmonizadas com comidas que valorizam seus sabores; saiba mais.
Uma cerveja defumada, como o próprio nome diz, é aquela com um sabor de defumado, o que pode soar estranho para quem nunca experimentou. O defumado é o resultado do uso de cevada maltada seca ou defumada em fogo aberto. Esse processo teve origem no século I a.C. e deixa a cerveja com sabores que lembram presunto e bacon, por exemplo.
Em 1818, o inventor e engenheiro britânico Daniel Wheeler revolucionou a fabricação de cerveja ao criar o forno de tambor, um dispositivo prático que permitia aos produtores de malte controlar melhor o processo de secagem, abrindo novos perfis de sabor da bebida.
Antes disso, os produtores de malte secavam seus grãos acendendo lenha ou carvão sob eles, ou seja, até esta invenção todas as cervejas apresentavam nuances de sabor defumado.
A cerveja de malte defumado, no entanto, não foi abandonada, especialmente na cidade alemã de Bamberg, onde a técnica da defumação do malte continuou a se desenvolver e se tornou uma verdadeira tradição.
Se forem bem feitas, as cervejas defumadas são incrivelmente agradáveis de beber, em especial, quando harmonizadas com comidas que valorizam seus sabores.
Diferentes estilos
Apesar de o Rauchbier ser considerado o estilo de cerveja defumada por excelência, existem outros estilos que utilizam o defumado como um sabor presente na bebida. É o caso do Lichtenhainer, um estilo histórico de cerveja de trigo alemã azeda e defumada, muito raro de ser produzido.
Já o Smoked Porter é produzido a partir do estilo Robust Porter, que recebe características defumadas graças ao malte defumado por madeira. Além desses, criações recentes de cervejarias artesanais também exploram, em maior ou menor intensidade, os sabores do malte defumado na cerveja.