Por que a cerveja explode no congelador?
A ciência explica por que a cerveja pode estourar no congelador; conheça o motivo e saiba como evitar essa triste situação.
Cerveja quente não faz parte da preferência de ninguém. Por conta disso, é comum apelarmos para saídas rápidas, com objetivo de transformar aquela garrafa em temperatura ambiente em uma cervejinha gelada. Uma dessas alternativas é colocá-la no congelador.
O grande problema é que nem sempre a memória ajuda, e podemos esquecer a garrafa do líquido precioso por lá, o que pode acarretar uma garrafa estourada. Mas, por que isso acontece?
A ciência explica
A explicação para esse fenômeno dramático está na ciência. Devido às baixas temperaturas, o líquido no interior da garrafa vai para o estado sólido. Nesse processo, ocorre a expulsão de gás carbônico (CO2) e a água presente na cerveja se torna gelo, que possui volume maior que a água em estado líquido.
Ou seja, a cerveja congelada ocupa mais espaço do que a cerveja líquida. E como algumas garrafas não suportam a pressão desse aumento de volume elas simplesmente estouram.
Você pode evitar essa triste cena acionando um timer em 10 ou 15 minutos, após colocar a cerveja no congelador. Ele te lembrará de retirar a cerveja dessa fria.