Peru de Natal regado com cerveja
Esta receita é tão simples quanto preparar um peru normal e a técnica garante uma carne suculenta e com mais sabor.
O peru de Natal é tão tradicional quanto Papai Noel e árvore decorada. Sem dúvida, trata-se de um dos pratos mais feitos mundo afora nas festas de final de ano. Mas ele não precisa ser sempre igual — alguns até diriam “chato”. Há muitas formas de se preparar uma refeição maravilhosa com ele. Já pensou em dar um toque cervejeiro para a refeição?
Esta receita que escolhemos é tão simples quanto o preparo um peru de Natal normal. A cerveja serve como líquido para regar a ave, trazendo sabor da bebida e gordura da manteiga, evitando ressecamento da carne. Uma boa English Pale Ale seria uma ótima opção, já que os maltes mais tostados e caramelizados vão reforçar o sabor do assado. Mas você também pode escolher uma Fruit Beer para trazer um toque ainda mais natalino.
O preparo pode ser feito com ou sem recheio. Se optar pela versão mais simples, utilize alguns ingredientes na parte interna da ave para dar sabor. Vale colocar uma manteiga de ervas, ou uma mistura de alhos inteiros, cebola e aipo. Frutas cítricas, como limão ou laranja cortados na metade, cumprem bem a função e trazem um sabor mais festivo.
Outro item que faz diferença é uma boa assadeira com grade, que separe o peru do fundo da forma. Isso garante que a parte inferior da proteína não fique encharcada durante o preparo.
Ingredientes
- 1 peru de 5,5 a 8 quilos, aproximadamente;
- Recheio (opcional);
- Sal e pimenta-do-reino a gosto;
- 8 colheres de sopa de manteiga sem sal;
- 2 garrafas (355ml) de cerveja.
Preparo
- Pré-aqueça o forno a 160 °C;
- Seque o peru por dentro e por fora com papel toalha;
- Tempere por dentro e por fora com sal e pimenta-do-reino;
- Recheie, se desejar. Coloque o peru em uma assadeira;
- Derreta a manteiga e misture com uma garrafa de cerveja. Despeje a mistura sobre o peru;
- O tempo de cocção varia. Sem recheio, considere em média 15 minutos por quilo. Para os recheados, utilize como parâmetro 20 minutos por quilo;
- Enquanto assa, regue o peru a cada 20 minutos, pelo menos, com a manteiga de cerveja e os sucos que se acumularam no fundo da assadeira. Na metade do cozimento, despeje a garrafa de cerveja restante sobre o peru e continue regando;
- Cubra o peito e as coxinhas com papel alumínio se começarem a dourar muito cedo;
- Se estiver usando um termômetro de carne, o peru está pronto quando a parte mais grossa da coxa registra pelo menos 80 °C. Se for recheado, a temperatura deve chegar a pelo menos 70 °C no recheio.