Para fazer em casa: Conheça a mostarda de cerveja e o molho de Stout
Fáceis de fazer e versáteis para usar, a mostarda de cerveja e o molho de Stout vão fazer sucesso nas suas refeições; confira.
Molhos e outros preparos condimentados, como mostarda e ketchup, dão mais sabor para as refeições e também têm versões com cerveja. É o caso de uma deliciosa mostarda e um molho de Stout maravilhoso.
As receitas são do chef Jesse Vallins, do The Saint Tavern, de Toronto, no Canadá. E fazem parte do livro “Cerveja e comida: princípios de harmonização, receita e guia de degustação”, de Stephen Beaumont, um dos mais reconhecidos escritores de cerveja do mundo.
O livro é ótimo. Traz as informações necessárias para realizar harmonizações de cerveja de forma fácil. Também explica como cozinhar com a bebida, dá receitas e traz perfis de personalidades desse universo em várias partes do mundo.
Agora, que tal conhecermos os molhos?
Molho de Stout
Stout é um estilo feito com maltes torrados, trazendo para a cerveja notas que lembram café e chocolate amargo, principalmente. Há muitas variações. Mas para esse molho, ótimo para carnes, minha recomendação é uma Oatmeal Stout, feita com aveia.
Ingredientes:
- 160 gramas de tâmaras descaroçadas;
- 160 gramas de uvas-passas;
- 30 gramas de polpa de tamarindo (pode ser substituído por outro cítrico, como tangerina);
- 50 gramas de mostarda Djon;
- 75 ml de molho inglês;
- 75 ml de suco de laranja espremido na hora;
- 235 ml de cerveja do estilo Stout;
- 295 ml de vinagre de malte (ou o vinagre da sua preferência);
- 2 colheres de chá de melaço de cana;
- 4 colheres de chá de sal;
- ½ cebola picada;
- 3 dentes de alho amassados;
- 1 pitada de curry em pó;
Modo de preparo:
- Em uma panela, cozinhe todos os ingredientes em fogo médio. Mexa de vez em quando, mantendo no fogo até atingir uma consistência cremosa;
- Para homogeneizar, bata no liquidificador ou processador;
- Pode ser mantido refrigerado por até duas semanas.
Mostarda de cerveja
A mostarda é um condimento muito versátil. Fica ótima com embutidos, mas pode também estar em sopas, molhos, acompanhar saladas, vegetais e carnes. É suavemente picante, ácida e muito aromática. Em vez de comprar no mercado, você pode fazer a sua própria mostarda com cerveja – o que deixa tudo ainda melhor!
Ingredientes:
- 3 colheres de sopa de sementes de mostarda amarela;
- 3 colheres de sopa de sementes de mostarda marrom;
- 2 colheres de sopa de extrato de malte (você encontra em brewshops, que são lojas de insumos para fazer cerveja em casa. Mas pode substituir por mel);
- 4 colheres de sopa de vinagre de malte (ou o vinagre da sua preferência);
- 1 e ½ colher de sopa de mostarda em pó;
- 1 e ½ colher de chá de sal;
- 170 ml de cerveja do estilo Porter, Stout ou Dubbel.
Modo de preparo:
- Misture as sementes de mostarda, o vinagre e a cerveja em um recipiente de cerâmica, aço inox ou vidro e reserve por uma noite;
- No dia seguinte, bata até atingir uma pasta grossa em um processador;
- Coloque em banho-maria (fogo médio). Adicione aos poucos os demais ingredientes, mexendo constantemente por 20 minutos (até que engrosse);
- O preparo pode ser mantido refrigerado por um mês.