Os 20 anos da cervejaria Eisenbahn
A história da Eisenbahn se mistura com a trajetória da cerveja artesanal no Brasil, e é fundamental para entender o desenvolvimento deste mercado.
Em 2022, a Eisenbahn, de Blumenau (SC), comemora seus 20 anos. Uma data importante, afinal, a cervejaria foi fundamental para a expansão da cerveja artesanal no Brasil. Fundada em 2002, quando a família Mendes, apaixonada por cerveja, se deparou com um mercado sem muita variedade, dominado por cervejas tipo Pilsen de grandes marcas.
Dessa forma, a ideia de iniciar a Eisenbahn era reviver a tradição de cervejas com mais diversidade e sabor, o que já era comum no mercado internacional. O nome Eisenbahn significa “ferrovia”, em alemão, e a inspiração vem de uma antiga linha de trem que passa ao lado da fábrica, em Blumenau.
A Eisenbahn faz parte de uma seleta lista de pioneiras do mercado de cerveja artesanal no Brasil, entre o final dos anos 1990 e início dos anos 2000. Depois, a marca passou por uma série de aquisições. Em 2017, a empresa passou a fazer parte do grupo Heineken Brasil.
Mestre Cervejeiro
Uma iniciativa fundamental da Eisenbahn, para fomentar a cerveja caseira e artesanal no Brasil, é a criação do concurso Mestre Cervejeiro. Nesse concurso, cervejeiros caseiros de todo país enviavam suas amostras para serem avaliadas, e o vencedor ganhava a oportunidade de produzir uma edição especial da sua cerveja na Eisenbahn.
A primeira edição do concurso ocorreu em 2007, e teve como ganhador o carioca Leonardo Botto. Botto se tornou uma figura conhecida no universo da cerveja artesanal, formando gerações de cervejeiros caseiros em seus cursos.
Anos depois, o Mestre Cervejeiro Eisenbahn se tornou um reality show televisivo. No reality, além da avaliação de cervejas, também são realizadas provas utilizando a cultura cervejeira como pano de fundo.
Capítulos como a história da Eisenbahn contam sobre a trajetória da cerveja artesanal no Brasil, e são fundamentais para entender como ela tem se desenvolvido.