1. Home
  2. /
  3. Degustação
  4. /
  5. Old Ale: Tudo o que você precisa saber para entender esse estilo
Old Ale: Tudo o que você precisa saber para entender esse estilo
Em 03/05/2023 às 11h30.

Old Ale: Tudo o que você precisa saber para entender esse estilo

Considerada uma cerveja especial, nobre e muitas vezes comemorativa, a Old Ale é caracterizada pelos aromas e sabores gerados pelo tempo de guarda; saiba mais.

Luis Celso Jr.
Por Luis Celso Jr., cervejar.com
Jornalista e Sommelier de cerveja

Cervejas comemorativas de aniversário, edições limitadas, as mais especiais entre as especiais. É assim que são reconhecidas algumas das Old Ales hoje. São “o diferente” no meio dos rótulos cotidianos, normalmente feitas em pequenos lotes, vendidas a preços altos e para um público seleto.

Mas nem sempre foi assim. Elas já foram cervejas do dia a dia e sua história se mistura com outros estilos de alto teor alcoólico de origem britânica.

Como é uma Old Ale

O estilo de cerveja Old Ale, também conhecido como Stock Ale ou Keeping Ale, hoje é caracterizado principalmente pelos aromas e sabores que vêm da ação do tempo.

Quando jovens, são boas cervejas. Têm alta fermentação, cor cobre a marrom escuro e teor alcoólico entre 6,3% e 9,1%. Os aromas e sabores vêm principalmente do malte, lembrando tostado, amêndoas, castanhas, caramelo e toffee, complementados por notas frutadas da fermentação, como frutas secas, uvas-passas, ameixas e tâmaras secas.

Quando envelhecidas, no entanto, os aromas e sabores se transformam de forma positiva em razão de diversas reações físico-químicas e microbiológicas que acontecem no líquido. O aspecto geral fica mais adocicado, ganhando notas que lembram mirtilo e cerejas, além de tom amendoado semelhante a Jerez (vinho fortificado espanhol).

E por que isso é especial? Em geral, cerveja é um produto para ser consumido fresco, pois se deteriora relativamente rápido. No entanto, produções mais alcoólicas e com maior quantidade de lúpulo podem durar mais, já que essas características criam uma resistência maior aos efeitos do tempo.

Ou seja, em cervejas como as Old Ales, o envelhecimento é retardado. Eventualmente, elas também vão “passar do ponto” em algum momento. Mas isso demora muito mais. Há rótulos que podem ser guardados por cinco, dez ou 20 anos até chegarem ao seu ápice, segundo os fabricantes.

A história

A produção de cervejas mais alcoólicas se inicia no Reino Unido, após a adoção do lúpulo como ingrediente oficial, no século XVI. Já que é um conservante natural, ele passou a permitir que as cervejas durassem mais, o que deu origem a produtos mais alcoólicos.

O que provar

Fuller’s Vintage Ale

Essa série de cervejas teve início em 1997 e a cada ano é feita com uma receita diferente, sempre com as melhores matérias-primas daquele período. Você pode comprar edições recentes ou mais antigas, já envelhecidas, para provar. Ainda é possível encontrar a edição 2014 no Brasil.

Robinsons Old Tom

Uma das Old Ales mais famosas do mundo é a Robinsons Old Tom, premiada em diversos concursos internacionais. Foi produzida pela primeira vez em 1899 e leva o nome do gato do cervejeiro daquela época, que ficou imortalizado no rótulo. Complexa, é envelhecida em barris de madeira por longos períodos e tem 8,5%.

Old Crafty Hen

Outra cerveja deliciosa, a Greene King Strong Suffolk Ale foi tirada de linha pela cervejaria, infelizmente. Era feita misturando uma produção nova com uma parte de uma Old Ale envelhecida por cinco anos em barris de carvalho. Mas nem tudo está perdido. A Old Crafty Hen, pertencente ao mesmo grupo, ainda usa o mesmo tipo de produção e parte da mesma Old Ale com teor alcoólico mais leve: 5,6%.

Coopers Vintage Ale

Essa é uma figurinha fácil aqui no Brasil. É produzida pela cervejaria australiana Coopers, tem um ótimo custo-benefício e pode envelhecer muito bem. Essa Vintage Ale também é maturada em barris de carvalho, refermentada na garrafa e tem 7,5%.

St. Patrick’s Old Ale

Feita pela cervejaria de Ipeúna, interior de São Paulo, essa cerveja tornou-se uma das mais premiadas do Brasil. Tem 9% e também é maturada em barris. Mas nesse caso de carvalho americano.

Mercado Cervejeiro
21/11/2024 às 16h16.

O que é uma Cerveja Stout?

Você já experimentou alguma “cerveja escura”? Elas são as conhecidas cervejas stout, populares entre os […]

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
13/11/2024 às 12h22.

Brindando à Saúde: Os Benefícios da Cerveja

Quando pensamos em bebidas alcoólicas, a cerveja costuma ser uma das primeiras que nos vem […]

Compartilhe