1. Home
  2. /
  3. Degustação
  4. /
  5. O que significa cerveja duplo malte? E triplo malte, existe?
O que significa cerveja duplo malte? E triplo malte, existe?
Em 06/07/2022 às 10h25.

O que significa cerveja duplo malte? E triplo malte, existe?

O termo duplo malte se tornou famoso dentro do universo cervejeiro, mas o que ele significa?

Felipe Freitas
Por Felipe Freitas, cervejar.com
Engenheiro Químico e Sommelier de Cerveja

O nome duplo malte apareceu no universo da cerveja brasileira há pouco mais de dois anos, despertando a curiosidade de milhões de bebedores, desde que a Brahma adicionou esse “sobrenome” a um novo rótulo da marca. Mas, afinal, o que o termo significa?

Duplo malte

A Brahma Duplo Malte busca destacar nesta nomenclatura, criada pelo marketing da Ambev, a utilização de duas variedades de malte, neste caso, malte Pilsner, que adiciona leveza ao corpo da cerveja; e o malte Munich, que traz um sabor maltado, levemente tostado.

Para o público especializado, uma cerveja com dois tipos de malte pode não aparentar nada de especial. Porém, para a maior parte das pessoas que consomem cerveja no Brasil, descobrir que a bebida pode utilizar dois tipos de malte e que isso impacta o sabor da cerveja, representa uma incrível descoberta.

Por isso, a Ambev, dona da marca Brahma, fez todo um planejamento para desenvolver este  produto, em 2020, e destacar, de todas as maneiras possíveis, que ele utiliza dois tipos de malte e que isso rende um sabor especial, com um preço pouco acima de uma Brahma normal.

Atualmente, a Brahma Duplo Malte é um dos maiores sucessos da Ambev, com crescimento meteórico de vendas. Pode ser encontrada em quase todos os supermercados, bares e restaurantes do país.

Cervejas triplo malte, quádruplo malte…

Neste ponto, você provavelmente já entendeu bem o que uma cerveja duplo malte quer dizer, ao menos dentro do que foi apresentando pela Brahma. Indo além, existem cervejas que poderíamos chamar de “triplo malte”, “quádruplo malte” e quem sabe até “quíntuplo malte”.

Cervejeiros artesanais costumam combinar diferentes tipos de malte em uma receita de cerveja. Combinações de malte conseguem alterar cor, sabor, corpo, entre outros. Ou seja, o fato de uma cerveja ser mais leve ou um pouco mais densa, por exemplo, possui relação com a variedade de maltes utilizados em uma receita.

Aquela refrescante cerveja de trigo alemã que você tomou pode ter sido uma “duplo malte”, enquanto uma IPA pode ter sido uma “triplo malte”. Você apenas não sabia disso.

Mercado Cervejeiro
08/08/2022 às 10h35.

Sommelier de cervejas: o que é e o que faz esse profissional

29 de agosto é o Dia Nacional do Sommelier, data em que a profissão foi regulamentada no Brasil; confira o que é e o que faz esse profissional que atua em diferentes ramos do mercado.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
01/08/2022 às 10h06.

Dia dos Pais: uma cerveja para cada tipo de pai

Você já escolheu o presente do paizão? Com mais de 150 estilos, cervejas podem ser uma ótima opção.

Compartilhe