1. Home
  2. /
  3. Mercado Cervejeiro
  4. /
  5. O que são e como são feitos os concursos de cerveja
O que são e como são feitos os concursos de cerveja
Em 26/10/2021 às 17h02.

O que são e como são feitos os concursos de cerveja

Para não ter mais dúvidas, que tal entender um pouco mais sobre os concursos cervejeiros? Confira aqui.

Luis Celso Jr.
Por Luis Celso Jr., cervejar.com
Jornalista e Sommelier de cerveja

Toda vez que resultados de concursos de cerveja são divulgados, uma série de dúvidas aparecem, sobre para que eles servem e como funcionam. Foi o que aconteceu, por exemplo, com o World Beer Awards (WBA), um dos mais importantes concursos de cerveja do mundo, que divulgou a lista de vencedores em agosto e setembro, deste ano.

Além das tradicionais medalhas de ouro, prata e bronze, premiações nas categorias Country Winner e World’s Best, e dois resultados diferentes, deixaram algumas pessoas confusas.

Isso acontece porque, apesar de os concursos terem um objetivo em comum — eleger as melhores cervejas — cada um tem suas regras próprias e peculiaridades, que vão desde o método escolhido para o julgamento até o resultado gerado.

Para não ter mais dúvidas, que tal entender um pouco mais sobre os concursos cervejeiros?

O passo a passo

Apesar de cada concurso cervejeiro ter sua metodologia, existem características em comum entre eles. Tudo começa com a etapa de inscrição. É publicado o regulamento da competição, com todas as normas para a participação das cervejarias.

Os fabricantes pagam uma taxa e preenchem as fichas de inscrição. É necessário encaminhar amostras e preencher fichas de cada uma das cervejas inscritas na competição. Nesta ficha, o fabricante indica, entre outras coisas, o estilo da cerveja.

As amostras vão para o julgamento, após serem separadas por estilos ou categorias. Quem avalia e escolhe as melhores cervejas são os juízes, especialistas qualificados, que fazem uma análise sensorial de cada uma das amostras inscritas.

As avaliações

Nesta etapa, tudo é feito às cegas. Os jurados não sabem nenhuma informação da cerveja, além do estilo, que serve como base para o julgamento. As avaliações também não são feitas individualmente. São realizados debates sobre as impressões de cada um dos jurados, para chegar à nota final.

O papel do juiz é checar se a cerveja, que ele está degustando, tem as características necessárias para pertencer e se destacar positivamente dentro do estilo que ela se propõe a ser. O reconhecimento pelo esforço e habilidade de cervejeiros e cervejarias, ao atingir o objetivo, é o verdadeiro prêmio, que pode aparecer em formato de medalhas, ou outras classificações.

Por fim, as fichas e a notas são computadas, o que gera uma classificação geral. Alguns concursos premiam as melhores notas, outros podem ainda realizar uma segunda etapa, para a premiação por categorias.

Os principais concursos

Competições com o WBA realizam a primeira etapa de notas, regionalmente, em cada país, e divulgam o resultado com medalhas de ouro, prata e bronze. As cervejas melhores classificadas ganham o título de Country Winner e seguem para a etapa internacional. Após serem reavaliadas, as campeãs ganham o prêmio World’s Best, em cada categoria e conjunto de categorias.

Já no MBeer Contest, concurso realizado pelo Mondial de La Bière, os juízes fazem a degustação da cerveja às cegas. Sem categorias pré-definidas por estilo e sem qualquer informação sobre o produto, eles identificam o estilo da cerveja e dão notas para aroma, sabor, sensação na boca e prazer proporcionado.

A premiação máxima é a medalha de platina, seguida pelo ouro. O público também pode eleger suas preferidas votando no MBeer Contest Público.

Mercado Cervejeiro
23/06/2022 às 10h57.

Com nova lei, Rio de Janeiro pode ganhar mais cervejarias

Após receber aprovação final e entrar em vigor, lei pode ser o “empurrão” que faltava para pessoas que desejam abrir sua cervejaria artesanal, mas encontravam barreiras para isso.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
16/06/2022 às 10h00.

Dia do Orgulho LGBTQIA+: 3 iniciativas que apoiam a causa

O dia 28 de junho marca a luta pela diversidade e igualdade de direitos. A cerveja não está alheia ao tema e já existem, inclusive, iniciativas e empreendimentos na área.

Compartilhe