1. Home
  2. /
  3. Mercado Cervejeiro
  4. /
  5. O que fazer antes e depois do Mondial?
O que fazer antes e depois do Mondial?
Em 09/10/2023 às 11h30.

O que fazer antes e depois do Mondial?

O evento atrai muitos turistas para o Rio de Janeiro. Se esse é o seu caso, conheça algumas dicas do que comer e onde se divertir pela cidade quando você não está no Mundial de cerveja.

Luis Celso Jr.
Por Luis Celso Jr., cervejar.com
Jornalista e Sommelier de cerveja

O Mondial de La Bière, que acontece de 11 a 15 de novembro, é um evento que agita o Rio de Janeiro e atrai muita gente de fora. Além do mercado da cerveja, o turismo se movimenta junto. Reservas de hotéis, passagens aéreas, transporte, restaurantes e muitas outras atividades têm picos de demanda, o que é ótimo para estes setores.

No entanto, do lado dos turistas há um grande problema de falta de informação. Eles não conhecem a cidade para saber o que é bom e o que deve ser evitado. Se é este o seu caso, não se preocupe. Nós do Cervejar.com pensamos em você, entrevistamos especialistas em cervejas da Cidade Maravilhosa e reunimos dicas para antes e depois durante os dias de evento.

Não são sugestões necessariamente de cerveja — essas você vai aproveitar muito no Mondial de La Bière. Mas levam em conta o que há de melhor na cidade para aproveitar no tempo livre.

Café da manhã

Um bom dia de turismo começa por um belo café da manhã. Para reunir energias, claro. Mas também porque é muito bom comer bem desde cedo. Ludmyla Almeida, influenciadora digital do Instagram IPAcondriaca e apresentadora do podcast Surra de Lúpulo, separou duas sugestões de lugares ótimos para aproveitar na Zona Sul: Mini Joe, em Copacabana, e Empório Jardim, em Ipanema.

O primeiro tem “cafés especiais em diversos de tipos de preparo, comidinhas, sanduíches e doces”, diz. Já o segundo possui “decoração, comidas e cafés incríveis, que vão ajudar a galera a se preparar no pré-evento”, completa.

Mini Joe

Av. Nossa Sra. de Copacabana, 300 — Copacabana.

Empório Jardim na Praia

Maria Quitéria, 62 — Ipanema.

Almoço

Para curtir um evento cervejeiro de maneira adequada, é preciso estar bem alimentado. Ou seja, um bom almoço é essencial para aproveitar um dia de muitas degustações. A dica do sommelier de cervejas Gil Lebre é aproveitar os arredores do Pier Mauá, local do Mondial de La Bière esse ano, e do Centro da cidade. “Ali perto fica o Cine Botequim. A icônica casa, que completou 13 anos de vida, tem um ambiente todo voltado para a sétima arte. E apresenta pratos como Baião José Wilker, para duas pessoas ou na porção individual. Para acompanhar, a dica é ir na cerveja Backbone Irish Red Ale. E se sobrar espaço para um pudim de sobremesa, harmonize com Russian Imperial Stout, também da Backbone”, diz.

Amanda Henriques, do Instagram Maria Cevada, foi na mesma linha e sugeriu locais próximos. A primeira dica é a Casa Porto: “comida boa com preço justo. E direito a uma sacada para a Rua São Francisco da Prainha que é um charme”, diz. “O local fica no Largo da Prainha, que já foi até reconhecido pela Time Out Londres como um dos lugares mais decolados do mundo. É muito aconchegante e toda vez que vou lá me sinto carioquíssima! É a nossa cara, o nosso jeitinho. Se aparecer por lá, peça seu prato principal e uma mamata — a batida de maracujá com gengibre queridinha do pedaço”, completa.

E se você chegar na Casa Porto e não tiver lugar, basta cruzar a praça e cair no Bafo da Prainha. “É a cara do Rio de Janeiro: mesas no meio da praça, cervejinhas no isopor, um churrasquinho para acompanhar, muita gente bacana reunida e esquece esse lance de reserva. Puxa a sua cadeira, pede uma gelada e é quase certo que estará rolando uma roda de samba por lá. Seja intencional ao admirar essa praça charmosa quase cinematográfica — ela é um marco nessa região conhecida como Pequena África e que constrói a história da nossa cidade. Antes de ir, passe pela estátua da praça que homenageia Mercedes Baptista, primeira artista negra a integrar o corpo de balé do Theatro Municipal”, completa.

Para finalizar, a dica da Ludmyla Almeida é o restaurante Nova Capela, na Lapa. “É super tradicional no Rio de Janeiro. A especialidade da casa são as carnes de cabrito e javali. Mas se você não gosta disso, certamente terá um prato para te agradar. Chope Brahma gelado e bem servido”, conta a podcaster.

Cine Botequim

Conselheiro Saraíva, 39 – Centro.

Casa Porto

Largo São Francisco da Prainha, 4 – Saúde.

Bafo da Prainha

Largo São Francisco da Prainha, 15 – Saúde.

Nova Capela Bar e Restaurante

Av. Mem de Sá, 96 – Centro, Lapa.

After hour

E é justamente da Lapa a dica do sommelier Gil Lebre para um eventual pós-Mondial. O Booze Bar fica na região mais boêmia da cidade e agrada a todos. “Desde quem está atrás de uma cerveja como saideira, onde recomendo algum chope da curitibana Bodebrown, que sempre têm por lá, como a Trooper Aces High, ou quem tiver coragem, Perigosa! Se já consumiu muita cerveja no Mondial e está atrás de drinks, peça o Eddie by Maiden: Johnnie Walker Black Label, mel, maracujá, suco de limão e gengibre. E para matar a fome, a coxinha sem massa é o petisco mais vendido da casa!”, conta.

Já Ludmyla Almeida sugere o Boteco Amarelinho, no Centro. “Com mais de cem anos de história e recentemente revitalizado e renovado, o local conta com os pratos tradicionais como Filé Oswaldo Aranha e Filé à parmegiana”.

Booze Bar

Av. Mem de Sá, 63 – Centro, Lapa.

Boteco Amarelinho

Praça Floriano, 55 – B – Centro.

E qual é a sua dica de programa para fazer antes ou depois do Mondial de La Bière? Conte para a gente nos comentários.

Mercado Cervejeiro
13/11/2024 às 12h22.

Brindando à Saúde: Os Benefícios da Cerveja

Quando pensamos em bebidas alcoólicas, a cerveja costuma ser uma das primeiras que nos vem […]

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
06/11/2024 às 18h02.

Produção de bebidas alcoólicas aumenta no Brasil e levanta nova tendência

A produção de bebidas alcoólicas no Brasil registrou um crescimento significativo nos últimos meses. Segundo […]

Compartilhe