1. Home
  2. /
  3. Mercado Cervejeiro
  4. /
  5. O melhor lugar para Cervejar
O melhor lugar para Cervejar
Em 15/10/2021 às 15h59.

O melhor lugar para Cervejar

O Mondial de la Bière é muito mais que um evento; é movimento, é história, é cervejar.

Gabriel Pulcino
Por Gabriel Pulcino, cervejar.com
Sommelier de Cerveja e Gestor do Mondial de la Bière

A minha história com a cerveja artesanal se confunde com a experiência que tenho em grandes eventos cervejeiros. Os eventos de cerveja são uma parte importante da minha jornada neste universo.

Foi em 2013, na Brasil Brau, a minha primeira participação em um grande evento da indústria cervejeira. Antes disso, no entanto, já me arriscava nas gôndolas de algumas delicatéssens, no Rio de Janeiro. Nesta época, ainda não conhecia a variedade de estilos e sabores de cervejas, mas a possibilidade de ter experiências diferentes, em cada uma delas, me fascinava.

Naquele ano, além da Brasil Brau, tive uma das maiores oportunidades profissionais – o que, sem dúvida, mudou minha vida. Fui escolhido para fazer parte da equipe do Mondial de la Bière, no Rio de Janeiro. Esta foi a primeira vez do festival no Brasil, rodeado por desafios operacionais, e em um modelo de evento, que o público carioca, até então, desconhecia.

Mas, mesmo em meio a essas desconfianças, o mercado cervejeiro carioca iniciou, ali, um novo caminho. Naquela ocasião, tínhamos pouco mais de 40 cervejarias no festival e, menos de dez, eram cariocas. De qualquer forma, o Mondial de la Bière caiu nas graças do público. Mais de 18 mil pessoas experimentaram novos sabores, rótulos e conhecerem mais sobre a cultura cervejeira.

Assim como muitos, foi ali que comecei a entender mais sobre cerveja, como a diferença entre Ales e Lagers, os diferentes estilos e os sabores a serem degustados. Durante os dias de Mondial de la Bière, compreendi também que o que torna uma cerveja artesanal é o espírito por trás daquela bebida. Ou seja, a história que existe em cada receita e o conhecimento que o mestre-cervejeiro passa para todos nós, atrás de um balcão.

Neste evento, cervejarias que já eram referência no país marcaram presença e trouxeram para o Rio de Janeiro uma experiência nunca antes vista. Bodebrown, Colorado, Wals e Invicta foram as grandes campeãs do MBeer Contest.

Além de inúmeras degustações, o Mondial de la Bière 2013 me proporcionou muito aprendizado. Tive o prazer de conhecer mais sobre o mercado e absorver o conhecimento compartilhado. Mas, o mais importante, a partir daquele momento, minha admiração pela cultura cervejeira só cresceu – e me trouxe até aqui.

Foi assim que começou a minha história, foi assim que comecei a Cervejar!

Mercado Cervejeiro
26/01/2022 às 14h41.

Embalagem bonita é diferencial e ajuda nas vendas

Latas ou garrafas bonitas de cerveja podem atrair consumidores e impulsionar as vendas.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
25/01/2022 às 10h00.

Terra da garoa, São Paulo é também a terra da cerveja

A cidade São Paulo, que comemora 468 anos em 2022, caminha para ter o maior número de cervejarias do Brasil.

Compartilhe