Märzen: A cerveja de março que chegou à Oktoberfest
Märzen é uma cerveja encorpada, com forte presença de malte e equilibrado amargor de lúpulo; conheça o estilo alemão que deu origem à cerveja da Oktoberfest.
A Märzen ou Märzenbier (que em alemão significa cerveja de março) é uma Pale Lager sazonal que foi criada na região alemã da Baviera. A bebida era tradicionalmente fabricada em março (daí seu nome) e armazenada em cavernas para maturação antes que o clima de verão tornasse quase impossível a sua fabricação.
Na era da pré-refrigeração, os cervejeiros preparavam suas últimas cervejas no inverno, em março, e realizavam a maturação em cavernas frias, durante a primavera e o verão. Elas eram consumidas em setembro ou outubro, os meses de maturação.
A Märzen tem aspecto de dourado a âmbar profundo. Aroma e sabor de malte de pão torrado ou biscoito são esperados no estilo, semelhante ao estilo Vienna Lager. Seu teor alcoólico fica entre 5% e 6%.
O estilo Märzen e a Oktoberfest
Uma versão mais forte e escura da Märzen foi servida nas primeiras celebrações da Oktoberfest, originando a cerveja que ficou conhecida como Oktoberfest, por causa da sua presença no festival.
Em muitos locais no mundo, o estilo Märzen é comercializado apenas com o nome Oktoberfest. Apesar disso, o estilo Oktoberfest, comercializado na Alemanha atualmente, tende a ser mais leve que a média dos vendidos por cervejarias artesanais ao redor do planeta, que seguiram uma tendência mais americanizada, que se aproxima da versão histórica do festival.
Como estilo de cerveja, no entanto, a Märzenbier se consolidou apenas em 1841, quando a Spaten Brewery de Munique apresentou, na Oktoberfest daquele ano, a primeira Lager oficialmente rotulada dessa forma.