IPA e APA: Conheça as diferenças entre esses dois estilos
Enquanto as APAs são mais leves e refrescantes, as IPAs são mais intensas, mas as diferenças não param por aí; confira.
Uma das dúvidas mais comuns do universo das cervejas artesanais é sobre as diferenças entre IPAs e APAs. De forma resumida, as IPAs são Pale Ales com muito lúpulo e mais álcool também. Por outro lado, as APAs têm um equilíbrio maior, são mais leves e contam com toque cítrico, por conta dos lúpulos norte-americanos.
Mas as diferenças não param por aí. O American Pale Ale (APA) é um estilo de Pale Ale desenvolvido nos Estados Unidos, por volta de 1980, cuja criação ajudou na valorização dos lúpulos norte-americanos. Já as India Pale Ale (IPAs) tradicionais têm origem secular e foram criadas na Inglaterra.
A American Pale Ale tem um sabor suave, palatável, é produzida com malte claro e apresenta um amargor de leve a médio, com um teor alcoólico entre 5% e 6%. Já a India Pale Ale tem um sabor mais forte e lupulado, com um ABV entre 6% e 10%.
Saiba tudo sobre a cerveja IPA nesse texto!
Existem muitos gêneros de IPAs que se subdividem em subgrupos especiais, como Belgian IPA, Black IPA, Brown IPA, Red IPA, Rye IPA e White IPA. A APA, em contrapartida, não tem categorias diferenciadas, mas pode apresentar variações sutis de sabores, especialmente por conta das escolhas de malte e lúpulo.
Além disso, o estilo American Pale Ale costuma utilizar lúpulos americanos chamados de “C hops”: Cascade, Centennial, Chinook e Columbus. As IPAs também podem utilizar esses lúpulos, mas costumam contar com uma diversidade maior de variedades em sua receita, o que lhes permite alcançar sabores mais exóticos ou ainda um amargor mais agressivo.
Portanto, quando estiver tentando decidir entre uma APA e uma IPA, pense no tipo de sabor que está procurando. Se você quer algo leve e refrescante, opte por um APA, mas se estiver com disposição para uma cerveja mais intensa, escolha uma IPA.