Goulash com cerveja na panela de pressão
Prato de origem húngara, Goulash com cerveja faz muito sucesso na Alemanha. Preparo com cerveja pode enfatizar o sabor da carne escolhida.
Existem pratos que realmente merecem o nome “confort food”. E o goulash é com certeza um deles. Trata-se de um cozido de carne bovina de tradição húngara originalmente, feito com cebola e temperos. É um ensopado, como tantos outros que famílias ao redor do mundo preparam sempre. E justamente por isso está intimamente ligado à memória afetiva de milhões de pessoas. Ou seja, é a própria definição de comida confortável.
Que tal aprender a fazer esse prato usando cerveja para o cozimento e uma panela de pressão para tornar as coisas mais rápidas?
O que é Goulash?
Apesar de ser originalmente húngaro, o goulash se espalhou por toda a região que já foi o Império Austro-Húngaro na Europa e faz muito sucesso até hoje na Alemanha. A tradução do nome é algo como “comida de vaqueiro”, pois era um prato tradicional dos pastores da região.
Normalmente é um ensopado de carne bovina, mas também pode ser feito com carne suína e até mesmo misturando ambas. E existem muitas variações, podendo ser mais cremosas, sequinhas, ensopadas, com a utilização de variados temperos, como páprica, e até outros ingredientes, como batatas e outros legumes.
Nessa versão de goulash com cerveja, recomenda-se que se use uma Munich Dunkel. Trata-se de uma cerveja escura de estilo alemão muito popular na Baviera. Com notas mais tostadas, ela vai acabar enfatizando o sabor da carne.
Ingredientes
1 quilo de mignon cortado em cubos de 5 centímetros;
4 cebolas pequenas, cortadas em fatias finas;
250 ml de cerveja Munich Dunkel;
125 ml de caldo de carne;
3 colheres de sopa de azeite;
3 colheres de sopa de extrato de tomate;
2 colheres de sopa de páprica doce;
1 colher de chá de sementes de cominho;
1 colher de chá de manjerona;
1/2 colher de chá de sal;
1/4 colher de chá de pimenta-do-reino;
2 folhas de louro.
Preparo
1 – Refogue os cubos de carne no azeite aos poucos. O segredo está em dourar de todos os lados sem deixar juntar líquido. Por isso, divida em porções pequenas e, depois que ela estiver pronta, separe em um recipiente;
2 – Agora refogue as cebolas até que fiquem macias. Adicione os demais ingredientes, mexendo sempre;
3 – Cozinhe por 25 minutos em fogo algo. Depois, libere a pressão, destampe e cozinhe por mais 20 minutos até que o molho atinja a consistência desejada;
4 – Remova as folhas de louro e sirva com macarrão.