1. Home
  2. /
  3. Mercado Cervejeiro
  4. /
  5. Fique por dentro: Dicionário das cervejas funcionais
Fique por dentro: Dicionário das cervejas funcionais
Em 21/10/2022 às 13h03.

Fique por dentro: Dicionário das cervejas funcionais

Cervejas funcionais adicionam características benéficas à saúde; fique por dentro do vocabulário ligado a essas bebidas.

Felipe Freitas
Por Felipe Freitas, cervejar.com
Engenheiro Químico e Sommelier de Cerveja

Apesar de ainda representarem um pequeno nicho, as cervejas funcionais existem e ganhando mercado. Além da função nutricional básica, essas bebidas também adicionam características benéficas à saúde.

Só podem ser consideradas funcionais as cervejas sem álcool, o que, no Brasil, significa cervejas com até 0,5% de teor alcoólico. Hidratação e suplementação nutricional são alguns dos benefícios dessas bebidas.

No entanto, alguns termos desse universo podem ser confusos. Para te ajudar a ficar pode dentro, preparamos um dicionário com o vocabulário das cervejas funcionais. Confira.

ABV

ABV vem da sigla inglesa “alcohol by volume”, ou, álcool por volume, em português. Logo, ABV é simplesmente uma sigla utilizada internacionalmente para reportar o percentual de teor alcoólico na bebida.

Calorias

A caloria é uma medida de energia. Os alimentos têm calorias. Isto é, os alimentos fornecem energia ao organismo, que é liberada quando os alimentos se decompõem na digestão. Essa energia permite que as células realizem todas as suas funções.

Carboidratos

Os carboidratos, conhecidos também como glicídios ou açúcares, são importantes biomoléculas que constituem a base da nutrição dos animais. Eles têm um papel energético e são de origem vegetal, como os cereais, por exemplo. Os cereais utilizados para produção de cerveja são a principal fonte de carboidratos da bebida.

Vitamina B

A cerveja contém vitaminas do complexo B, que são produzidas pelo metabolismo da levedura (fermento) da bebida. Essas vitaminas têm um papel importante no metabolismo de gorduras e carboidratos e também ajudam na recuperação atlética.

Entre outros benefícios, as vitaminas do complexo B ajudam na produção de glóbulos vermelhos, responsáveis por fortalecer o sistema imunológico; fornecem suporte para a formação de hemoglobina; fortalecem o metabolismo proteico; fazem bem à saúde dos olhos, pele, cabelos, intestino e sistema nervoso.

Isotônico

Cervejas isotônicas são tipicamente de baixo ou nenhum teor alcoólico, mas o termo isotônico, na verdade, está relacionado à sua quantidade de açúcar. Essa bebida tem níveis de açúcar semelhantes aos encontrados naturalmente no corpo humano. Isso significa que uma cerveja isotônica hidrata o corpo mais rapidamente.

Além de ser uma ótima opção de alimento para atletas, o isotônico é muito indicado para cura de náuseas e enjoos. A bebida ajuda a restabelecer a água e os nutrientes no organismo, provocando uma sensação de melhora logo após o consumo.

Mercado Cervejeiro
09/11/2022 às 10h30.

5 livros sobre como fazer cerveja

Fazer cerveja pode ser um hobbie, ou um trabalho sério; independente do seu nível de experiência, há ótimos livros para te ajudar a começar ou aprofundar os estudos cervejeiros.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
20/10/2022 às 16h56.

As 5 maiores cervejarias do mundo em 2021

São mais de 19 mil cervejarias, em 208 países do mundo inteiro; saiba quais são as cinco gigantes do universo cervejeiro.

Compartilhe