EUA, o maior produtor de lúpulo do mundo
Em 2021, os Estados Unidos tiveram a maior produção de lúpulo da história; país alcançou 53 mil toneladas e bateu o próprio recorde.
O lúpulo é uma planta amada pelos apaixonados por cerveja. Isso porque, ele é responsável por uma parte importante do sabor e do aroma presentes em muitos estilos da bebida. No ano passado, os Estados Unidos tiveram a maior produção de lúpulo da história, batendo seu próprio recorde, ao alcançar 53 mil toneladas.
Os EUA são os maiores produtores de lúpulo do mundo, seguidos pela Alemanha, o que está relacionado diretamente ao crescimento da cerveja artesanal no país. Os norte-americanos utilizam o ingrediente em grande quantidade e variedade, o que influenciou também as gigantes do mercado de cerveja a aumentarem a sua utilização.
O lúpulo desperta paixões
O lúpulo é uma planta que tem flores que “enchem os olhos” ao serem observadas numa plantação. Nas últimas décadas, o ingrediente ganhou novas variedades, que trazem uma gama de sabores e aromas que podem ser adicionados à cerveja.
Apreciar as características do lúpulo é um dos destaques que a cerveja artesanal trouxe para o grande público, mostrando como a bebida pode apresentar riqueza sensorial.
Os sabores que o lúpulo traz para cerveja
O lúpulo pode apresentar uma diversidade de sabores, que são trazidos para cerveja, dependendo de qual variedade é utilizada. Os cervejeiros costumam usar uma combinação de lúpulos diferentes, para atingir as características desejadas.
Questões de clima, solo e tipo de lúpulo influenciam no sabor. Existem lúpulos com características terrosas, como os ingleses; e outros florais ou gramíneos, como os alemães. Já nos EUA, os sabores são outros. Alguns são mais resinosos, enquanto outros apresentam características que lembram uma variedade de frutas, como manga, melão, abacaxi, maracujá e até mesmo coco.
Quando tomar sua próxima cerveja, tente descobrir quais lúpulos foram utilizados, além de apreciar os sabores e aromas que este ingrediente trouxe para o seu copo.