Empada de cogumelos na cerveja no ramequim
O ramequim torna o preparo da empada de cogumelos na cerveja mais fácil e rápido. Combinação de ingredientes faz um prato cheio de sabor.
Existem mil e uma maneiras de preparar o mesmo prato. Cada chef, cada cozinheiro, dá seu toque pessoal, incluindo ingredientes, modificando preparos ou usados diferentes técnicas culinárias. Cada um, e cada cultura, empresta um pouco da sua personalidade à comida.
Veja a empada, por exemplo. O quitute popular aqui no Brasil tem origem portuguesa. Trata-se de uma “caixinha” de massa com recheio saboroso, normalmente uma proteína. No entanto, outra versão da mesma ideia é o potpie americano, que vem de um antigo preparo grego, o artocreas, onde o conteúdo depositado num pequeno pote de cerâmica, coberto ou não com massa.
Esses potinhos são os ramequins (pronuncia-se ramecãs), são normalmente circulares e frisados, usados no preparo de acompanhamentos e sobremesas diversas, principalmente de origem francesa. São especialmente resistentes ao calor, podem ir ao forno o até serem expostos ao fogo direto, como na finalização de um crème brûlée com maçarico culinário.
Eles podem ser usados de várias formas e para inúmeras receitas. O que nos traz novamente à empada. Que tal simplificá-la com a ideia de um potpie recheado de cogumelos na cerveja e cobertos por uma tampa de batata-doce? Hummm….
O preparo é simples e você pode usar vários tipos de cogumelos, conforme seu gosto pessoal ou disponibilidade. Neste preparo sugerimos uma mistura de shitake e portobelo, mas fique à vontade para testar outros. O importante é refogá-los bem, deixando bem dourados ou bronzeados, aumentando o sabor. E para realçar ainda mais, optamos por usar uma cerveja escura, de maltes torrados, do estilo Porter. Mas você pode usar vinho tinto seco se preferir.
Empada de cogumelos na cerveja
Ingredientes
- ⅓ de xícara de azeite;
- 500 gramas de cogumelos shitake frescos fatiados;
- 500 gramas de cogumelos portobello bebê fatiados;
- 2 cebolas grandes picadas;
- 2 dentes de alho picados;
- 1 colher de chá de alecrim fresco picado;
- 350 ml de cerveja do estilo Porter;
- 1 xícara e meia de caldo de legumes;
- 2 folhas de louro;
- 1 colher de sopa de aceto balsâmico;
- 2 colheres de sopa de shoyu com teor reduzido de sódio;
- ¼ de xícara de amido de milho;
- 3 a 4 batatas-doces pequenas descascadas e cortadas em fatias finas;
- ¾ de colher de chá de pimenta moída grosseiramente;
- ½ colher de chá de sal.
Preparo
- Pré-aqueça o forno a 200 °C. Em uma panela, aqueça 1 colher de sopa de óleo em fogo médio. Adicione os cogumelos shitake e doure (cerca de 8 a 10 minutos). Retire com uma escumadeira;
- Repita o processo com os cogumelos portobello. Reserve;
- Na mesma panela, aqueça 1 colher de sopa de óleo em fogo médio. Adicione as cebolas e refogue por 8 a 10 minutos. Depois, acrescente o alho e o alecrim para perfumar. Em segunda, é a vez da cerveja, uma xícara de caldo, louro, vinagre, molho de soja e os cogumelos salteados. Leve para ferver. Reduza o fogo e cozinhe descoberto por cerca de 10 minutos;
- Em uma tigela pequena, misture o amido de milho e o caldo restante até ficar homogêneo e acrescente na panela. Volte a ferver, mexendo sempre, até engrossar. Remova e descarte as folhas de louro e transfira a mistura para 8 ramequins de 10 cm por 5 cm, aproximadamente, previamente untados. Coloque em uma assadeira com borda;
- Cubra com as batatas-doces em camadas em um padrão circular. Pincele com o azeite restante e polvilhe com pimenta, sal e alecrim adicional. Asse coberto com papel alumínio até que as batatas estejam macias (de 20 a 25 minutos);
- Retire a cobertura e leve ao forno até que as batatas estejam levemente douradas, 8 a 10 minutos. Deixe descansar por 5 minutos antes de servir.
E você? Com que tipo de prato você gosta de combinar cervejas escuras?
Receita original de Taste of Home.