Dia dos Namorados: prepare um jantar harmonizado com cerveja
Combinar a refeição com cervejas é sair do comum; aprenda a preparar um jantar completo para tornar a data ainda mais inesquecível.
O Dia dos Namorados é daquelas datas que a gente gosta de curtir a dois. Por isso, mais do que presentear, talvez o melhor caminho seja proporcionar uma experiência para aproveitar juntinho. Que tal, então, preparar uma refeição especial? Os pratos não precisam ser complexos, nem caros, e harmonizar a refeição com cervejas é sair do comum, dando um passo a mais para tornar a data inesquecível.
Para facilitar essa missão romântica, preparamos um menu completo – entrada, prato principal e sobremesa- já harmonizado com cerveja em cada uma das etapas. Confira.
Entrada: salada capreset
Entradas devem anunciar a refeição e estimular o apetite. Para que você possa se concentrar no prato principal, a sugestão é apostar em algo fácil para a entrada, que possa ser preparado com antecedência.
Uma boa salada caprese é uma opção deliciosa e muito fácil. Você vai precisar de tomate-cereja, manjericão e muçarela de búfala. A salada pode ser montada no prato e temperada com azeite e sal, ou mesmo servida em palitos, como petisco.
A harmonização pode ser feita com uma Witbier, cerveja de trigo leve, refrescante, feita com cascas de laranja e sementes de coentro. Ela vai valorizar o manjericão, se assemelhando com o sabor suave do queijo e a acidez do tomate.
Prato principal: carbonade flamande
O prato principal pode ser um carbonade flamande, carne de panela cozida lentamente com cerveja escura e muitos temperos (confira a receita). É sofisticado, mas, ao mesmo tempo, simples, fácil de fazer e barato –preferencialmente utilize carne de segunda.
Use a mesma cerveja para cozinhar e harmonizar. A sugestão é a Wäls Dubbel. Seus aromas e sabores lembram frutas passas, caramelo e chocolate, enfatizando o sabor da carne. Ela também possui um leve condimentado, que vai enfatizar o tempero. O cozido é um prato quente e a cerveja possui 7,5% de álcool, ideal para uma combinação que vai espantar o frio. Sirva com arroz branco e batatas sauté.
Sobremesa: bolo de chocolate feito com cerveja e sorvete de creme
Para finalizar, coroe o jantar com um bolo de chocolate também feito com cerveja (confira a receita). Nesse caso, também vale aquela dica: use a mesma cerveja do preparo para fazer a harmonização.
A sugestão é a Noi Cioccolato, uma Russian Imperial Stout com baunilha que vai se assemelhar ao bolo, de forma que não se sabe onde começa um e termina o outro. Apesar dos pontos em comum, a cerveja é mais amarga que o bolo, gerando um contraste que vai aumentar a complexidade da combinação.
Sirva com uma bola de sorvete de creme, que trará uma textura diferente ao prato. A combinação com a cerveja vai valorizar a baunilha e o álcool (12%) vai causar aquecimento, contrastando com o gelado do sorvete..