Consumo de cerveja artesanal cresce nos “países dos vinhos”
A revolução da cerveja artesanal chegou também em países tradicionalmente associados à cultura do vinho, como Portugal, Itália e França.
O crescimento do consumo de cerveja artesanal é um fenômeno que se espalhou por todo o mundo. Por isso, o lema “beba menos, beba melhor” já encontrou terreno fértil para expansão em diferentes países, inclusive naqueles que são tradicionalmente associados à cultura do vinho.
É o caso de Portugal, Itália e França, países que têm vivenciado o aumento do número de cervejarias e, claro, da oferta e do consumo de cerveja artesanal.
Em Portugal, cerveja artesanal volta a crescer
Portugal é o país com maior consumo per capta de vinho do mundo. Em média, um português consome 51 litros de vinho por ano. A cultura do vinho, no entanto, não impediu que a cerveja artesanal crescesse de forma promissora neste país.
Entre 2011 e 2015, o mercado de cerveja, em Portugal, acumulou uma queda de 20%. Porém, com o a entrada das cervejas artesanais, de 2015 a 2018, o setor cervejeiro cresceu cerca de 13% no país.
Além disso, de 2011 a 2019, o número de cervejarias passou de nove para 120, o que reflete a tendência de aumento do interesse dos portugueses por cervejas diferenciados e com apelo regional.
Na Itália, microcervejarias vivem explosão de crescimento
A Itália deixou de ser apenas a terra do vinho para se tornar também a terra da cerveja artesanal, resultado de um movimento iniciado no final dos anos 1980. De lá para cá, cervejarias artesanais italianas têm desenvolvido uma forte identidade e buscado se valorizar por meio da utilização de ingredientes locais.
Um destaque italiano são as chamadas Italian Grape Ales, que combinam ingredientes e técnicas de produção da cerveja e do vinho. Importante ressaltar também que, entre 2008 e 2019, o número de cervejarias na Itália cresceu mais de 280%. Neste período, o país saltou de 220 para 853 cervejarias.
França é o país europeu com o maior número de cervejarias
A explosão do interesse por cervejarias artesanais também chegou à França, que se tornou o país europeu com o maior número de cervejarias. Em 2020, eram 2.300 cervejarias nesse país.
Embora haja uma longa tradição da cerveja no leste e no norte da França, devido à proximidade com a Alemanha e a Bélgica, a bebida agora ganha espaço por todo o país. Esse crescimento se deve a diversos fatores, como o turismo cervejeiro e gastronômico.