Comparando Witbiers: Hoegaarden, Blue Moon e Praya
Uma divertida e interessante comparação entre as Witbiers mais populares no Brasil; confira.
Witbier é tudo igual? Com certeza, não. O estilo clássico de origem belga ganhou versões e adaptações mundo afora, conforme as interpretações de diferentes marcas. A seguir, avaliamos semelhanças, diferenças e as principais características de três Witbiers de destaque no mercado brasileiro: Hoegaarden, Blue Moon e Praya.
O que é Witbier?
Criada no século XIV, as Witbiers são um estilo de cerveja belga, tipicamente fermentadas, com adição de semente de coentro e frutas cítricas, ou outras especiarias, que atuam como sabores complementares às notas de trigo presentes.
O resultado é uma cerveja turva, aromática, com destaque para notas cítricas e com leve picância. Uma bebida muito refrescante e perfeita para os meses mais quentes do ano.
Hoegaarden
Hoegaarden é uma Witbier que leva o nome de uma pequena cidade da Bélgica, famosa por impulsionar o ressurgimento do estilo nos anos 1960. A Hoegaarden se caracteriza pelo equilíbrio e delicadeza de seu sabor e aroma. Com notas cítricas e semente de coentro, a Hoegaarden é uma boa representante para se conhecer uma receita clássica do estilo Witbier.
Blue Moon
Criada nos Estados Unidos, a cerveja Blue Moon é importada para o Brasil pela Heineken. Inspirada nas Witbiers belgas, a bebida se destaca pela intensidade de seus sabores. Na Blue Moon, notas de caramelo vindas do malte aparecem de forma muito clara, e o condimentado das sementes de coentro saltam para o primeiro plano com bastante força.
Praya
Uma Witbier com sotaque carioca. Foi criada de forma casual, quando o então surfista Marcos Sifu decidiu se aventurar como cervejeiro, e preparou uma Witbier a partir de lembranças de cervejas que bebeu nos Estados Unidos.
O grande destaque da Praya é a sua refrescância. Diferente do equilíbrio de uma Witbier clássica, a Praya utiliza limão siciliano, o que ressalta ainda seus sabores cítricos. É perfeita para ser bebida no calor.