1. Home
  2. /
  3. Gastronomia
  4. /
  5. Comida japonesa com cerveja combina, sim!
Comida japonesa com cerveja combina, sim!
Em 12/10/2023 às 13h30.

Comida japonesa com cerveja combina, sim!

Nem só de sushi e sashimi vive a comida japonesa. Há vários pratos pouco conhecidos, mas que rendem ótimas harmonizações com cerveja.

Luis Celso Jr.
Por Luis Celso Jr., cervejar.com
Jornalista e Sommelier de cerveja

Algumas das melhores combinações do mundo acontecem pela união de coisas aparentemente opostas. Queijo com goiabada, por exemplo, ou café com leite. Para mim, comida japonesa com cerveja está no mesmo nível. Uma delícia!

Mas muito se engana quem acha que lá na Terra do Sol Nascente só existe sushi e sashimi. A variedade de pratos do dia-a-dia dos japoneses é muito rica, compondo um cardápio farto. Algo ótimo para harmonizar com diferentes estilos de cerveja, das mais leves até as intensas.

Comida japonesa com cerveja?

Eu sempre fui fã da cultura e da comida japonesa, apesar de vir de um universo bem diferente — sou descendente de poloneses e especialista em cerveja. Mas hoje posso dizer que além de afinidade, tenho experiência nessa área. Sou casado há dez anos com uma descendeste de japoneses que morou por lá e me apresentou as iguarias locais. E juntos lamentamos, sobre um bom prato de karê, que o brasileiro conheça tão pouco da verdadeira da comida japonesa.

Pois hoje colocarei essa vivência e conhecimento de harmonizações de cerveja em prática para mostrar algumas combinações deliciosas com pratos não tão conhecidos por aqui, mas que são deliciosos e valem cada garfada.

Sunomono com Witbier

Vamos começar com um dos meus favoritos: o saboroso e crocante sunomono. Trata-se de uma salada de pepino japonês, ácida e doce ao mesmo tempo. O legume é desidratado com sal e reidratado com uma mistura de vinagre de arroz e açúcar. Não é tão difícil de encontrar nos restaurantes e faz um ótimo par com a Witbier, cerveja de trigo de origem belga feita com cascas de laranja e sementes de coentro. A Blue Moon chegou na Brasil recentemente e é uma ótima escolha dentro desse estilo. Ela adiciona complexidade ao prato, trazendo notas cítricas condimentadas.

Tempurá com Special Bitter

O tempurá é feito com legumes, ou frutos-do-mar, ou ambos, empanados numa massa fina e fritos por imersão em óleo bem quente. Curiosamente, a origem é portuguesa. Ele teria sido levado por missionários jesuítas para a cidade de Nagasaki, fundada por portugueses no século XVI. A sugestão de harmonização é a Special Bitter, estilo de cerveja inglês de cor âmbar, sabor e aroma bem equilibrado entre caramelo e tostado dos maltes, bem como herbal dos lúpulos. A bebida vai reforçar o sabor do empanado e complementá-lo com um toque herbáceo. Procure pela Fuller’s London Pride.

Karaage com Bock

Mais uma fritura por imersão. Mas dessa vez é de frango em pedaços, bem temperado, empanado com amido de milho ou fécula de batata. Pode-se dizer que é um parente do nosso frango à passarinho. Mas qual é a diferença? Além do empanado, o frango é marinado em uma mistura de saquê, shoyu, alho, gengibre e algumas vezes óleo de gergelim. Outro truque, para ficar macio por dentro e crocante por fora, é fritar duas vezes. Com essa oleosidade toda, é necessário combinar com uma cerveja mais alcoólica para contrastar a sensação de gordura, como uma Bock. As notas de caramelo, tostado a acastanhado também vão enfatizar o sabor da fritura. Vá de Bierbaum Bock.

Gyu-don com Dubbel

Domburinomo é toda uma categoria de pratos diferentes que tem em comum o formato: uma cobertura de carne, frango, peixe ou outras proteínas em cima de uma tigela de gonhan, o arroz japonês, e talvez com algum molho. Fácil e prático, é como se fosse um sanduíche no nosso cotidiano. Frequentemente é chamado apenas de donburi (tijela) ou reconhecido pelo sufixo “don” no nome dos pratos.

Dizem que ele nasceu no final do século XIV por meio de um prato com os mesmos elementos chamado houhan ou kazarimeshi (arroz enfeitiçado, em tradução livre). Mas era algo apenas para a elite e os monges dos templos budistas. Ele só passaria para o povo no século XIX e se popularizou muito na cidade de Edo, antiga capital japonesa. Dizem que o primeiro foi o unadon, feito com enguia grelhada sobre o arroz e coberta por um molho à base de shoyu e açúcar.

O Gyu-don (tigela de carne) é feito com carne bovina em tiras finas, cozida e servida com cebolas e um molho bem temperado também à base de shoyu e açúcar. E muito comum em redes de fast food japonesas, algumas das quais estão presentes no Brasil.

Minha dica é harmonizar com uma Belgian Dubbel, cerveja de aromas e sabores frutados, como frutas-secas, de caramelo, tostado e até chocolate, com leve condimentado semelhante à noz-moscada. Ela enfatizará o sabor da carne e trazer um sabor de grelhado, enquanto o dulçor contrasta o salgado e o álcool faz o mesmo com a gordura. Por fim, ela ainda enfatiza os temperos e se assemelha com o leve dulçor do prato. Procure pela Chimay Rouge.

Karê com English IPA ou Dark Strong Ale

Um dos meus preferidos. Karê é a pronúncia japonesa da palavra curry, que tem de origem indiana e foi introduzido, adaptado e popularizado no Japão. Trata-se de um ensopado espesso de carne com legumes, como batatas, cenouras, cebolas, entre outros, que leva o famoso tempero. Muito popular, pode ser encontrado com diferentes níveis de picância em restaurantes japoneses, principalmente durante os dias frios. Para os fãs da pimenta, uma English IPA pode ser uma boa opção de harmonização, já que enfatizará a picância. Use a Goose Island IPA. Para quem prefere a versão mais suave, uma Belgian Dark Strong Ale fará aflorar os temperos do cozido e contrastar a gordura. Experiemente a Trappist Rochefort 10.

E você? Qual sua comida japonesa preferida e com qual cerveja acha que ela vai bem?

Mercado Cervejeiro
13/11/2024 às 12h22.

Brindando à Saúde: Os Benefícios da Cerveja

Quando pensamos em bebidas alcoólicas, a cerveja costuma ser uma das primeiras que nos vem […]

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
06/11/2024 às 18h02.

Produção de bebidas alcoólicas aumenta no Brasil e levanta nova tendência

A produção de bebidas alcoólicas no Brasil registrou um crescimento significativo nos últimos meses. Segundo […]

Compartilhe