1. Home
  2. /
  3. Mercado Cervejeiro
  4. /
  5. Com nova lei, Rio de Janeiro pode ganhar mais cervejarias
Com nova lei, Rio de Janeiro pode ganhar mais cervejarias
Em 23/06/2022 às 10h57.

Com nova lei, Rio de Janeiro pode ganhar mais cervejarias

Após receber aprovação final e entrar em vigor, lei pode ser o “empurrão” que faltava para pessoas que desejam abrir sua cervejaria artesanal, mas encontravam barreiras para isso.

Felipe Freitas
Por Felipe Freitas, cervejar.com
Engenheiro Químico e Sommelier de Cerveja

O crescimento do número de pequenas cervejarias em uma cidade depende de vários fatores, mas um deles é essencial: leis que facilitem e impulsionem a abertura deste tipo de negócio. O Rio de Janeiro parece caminhar nesta direção. Uma nova lei pode auxiliar quem deseja abrir uma microcervejaria, brewpub ou taproom, com produção dentro da cidade.

A lei recebeu aprovação na Câmara de Vereadores, mas ainda depende de aprovação em segunda instância para entrar em vigência. O objetivo é impulsiona o setor de microcervejarias, ao reduzir tributos para esses negócios, por até cinco anos. Além disso, o documento também diminui restrições aos locais para receber produção de cerveja.

Cidades como Porto Alegre e São Paulo estão muito à frente do Rio quando o assunto é microcervejarias. Um dos motivos para isso é, justamente, um conjunto de leis que facilitam a vida do setor, reduzindo as barreiras para se começar o negócio.

Com cultura cervejeira ativa, grande tradição turística e convidativa ao lazer, a cidade do Rio de Janeiro tem tudo para se tornar também uma referência na diversidade de cervejarias artesanais. Que essa a legislação possa ajudar nesse caminho!

Mercado Cervejeiro
16/06/2022 às 10h00.

Dia do Orgulho LGBTQIA+: 3 iniciativas que apoiam a causa

O dia 28 de junho marca a luta pela diversidade e igualdade de direitos. A cerveja não está alheia ao tema e já existem, inclusive, iniciativas e empreendimentos na área.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
13/06/2022 às 12h14.

Cerveja artesanal no Brasil: conheça a história

Em 1990, a cerveja artesanal começa a ser produzida no Brasil; saiba quem foram os pioneiros.

Compartilhe