1. Home
  2. /
  3. Mercado Cervejeiro
  4. /
  5. Com nova lei, Rio de Janeiro pode ganhar mais cervejarias
Com nova lei, Rio de Janeiro pode ganhar mais cervejarias
Em 23/06/2022 às 10h57.

Com nova lei, Rio de Janeiro pode ganhar mais cervejarias

Após receber aprovação final e entrar em vigor, lei pode ser o “empurrão” que faltava para pessoas que desejam abrir sua cervejaria artesanal, mas encontravam barreiras para isso.

Felipe Freitas
Por Felipe Freitas, cervejar.com
Engenheiro Químico e Sommelier de Cerveja

O crescimento do número de pequenas cervejarias em uma cidade depende de vários fatores, mas um deles é essencial: leis que facilitem e impulsionem a abertura deste tipo de negócio. O Rio de Janeiro parece caminhar nesta direção. Uma nova lei pode auxiliar quem deseja abrir uma microcervejaria, brewpub ou taproom, com produção dentro da cidade.

A lei recebeu aprovação na Câmara de Vereadores, mas ainda depende de aprovação em segunda instância para entrar em vigência. O objetivo é impulsiona o setor de microcervejarias, ao reduzir tributos para esses negócios, por até cinco anos. Além disso, o documento também diminui restrições aos locais para receber produção de cerveja.

Cidades como Porto Alegre e São Paulo estão muito à frente do Rio quando o assunto é microcervejarias. Um dos motivos para isso é, justamente, um conjunto de leis que facilitam a vida do setor, reduzindo as barreiras para se começar o negócio.

Com cultura cervejeira ativa, grande tradição turística e convidativa ao lazer, a cidade do Rio de Janeiro tem tudo para se tornar também uma referência na diversidade de cervejarias artesanais. Que essa a legislação possa ajudar nesse caminho!

Mercado Cervejeiro
22/09/2022 às 10h58.

Oktoberfest: Conheça as 5 maiores do mundo

Você sabia que a festa de Munique não é a maior do mundo? Saiba quais são as cinco maiores Oktoberfests e suas curiosidades.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
19/09/2022 às 15h14.

De 2013 até os dias atuais. A expansão do Mondial no Brasil

Gabriel Pulcino, gerente de negócios do Mondial de la Bière conta um pouco sobre as histórias por trás de um dos maiores festivais de cervejas do mundo.

Compartilhe