5 cervejas sem álcool recomendadas por especialistas
Hoje em dia, as cervejas sem álcool são muito diferentes das do passado, mais saborosos e com estilos que agradam diferentes públicos; confira cinco sugestões de especialistas.
Em março, o guitarrista do Sepultura, Andreas Kisser, fez uma publicação em seu Instagram comemorando três anos sem beber álcool. Ele lutou por muito tempo contra o alcoolismo. Agora, de forma leve e descontraída, o músico publicou uma lista de rótulos sem álcool que ele recomenda. Entre eles, há cervejas tradicionais e artesanais, como IPA, Witbier e Stout.
A cerveja sem álcool hoje é muito diferente do que foi no passado. Existem rótulos com muito mais sabor, de estilos variados, para agradar todos os públicos. E a tecnologia de fabricação também evoluiu, trazendo aromas mais naturais e a sensação de beber “uma cerveja normal”.
Por isso, pedimos que uma sommelière e dois sommeliers de cerveja recomendassem as cervejas sem álcool que mais gostam para você experimentar também. E eles foram unânimes: é muito importante que elas tenham um ótimo sabor.
Dádiva Easy Golden Ale sem álcool
Essa cerveja foi elogiada por dois dos especialistas. “Foi a primeira sem álcool que eles fizeram e eu vendo no meu próprio bar. Ela é de um estilo diferente. Normalmente, no mercado, vemos muita American Lager sem álcool e eu achei que foi uma ideia interessante da Dádiva trabalhar outros estilos”, afirma Guilherme Rossi, sócio do The Beer Market, de Jundiaí (SP).
Já Edu Pelizzon, professor do Instituto da Cerveja Brasil, destaca não só o estilo, mas também a constância da produção da cerveja: “A Golden Ale da Dádiva entrega todo o sabor, com qualidade e consistência”, garante.
Campinas IPA Zero
A sommelière Bia Amorim recomendou a IPA Zero, da Cervejaria Campinas, uma das mais premiadas do país. Ela conquistou o posto de melhor cerveja sem álcool do mundo no concurso World Beer Awards, em 2022. “Indico porque com ela podemos sair da cerveja ‘tipo Pilsen’ também na modalidade sem álcool, trazendo mais sabor, com notas lupuladas”, explica Bia.
Schneider Weisse Tap 3 Alkoholfrei
Edu Pelizzon também sugere a versão sem álcool da tradicional cerveja de trigo alemã, chamada de Weizenbier ou Weissbier. A recomendada é a Tap 3, da Schneider Weisse, cervejaria especializada nesse estilo. “A marca conseguiu entregar uma Weissbier sensacional, com todo o sabor natural, mas sem álcool”, destaca.
Estrella Galícia 0,0% e Estrella Galícia Black 0,0%
As versões 0,0% da Estrella Galícia também foram lembradas. “Durante a gravidez da minha esposa, a gente tomava apenas cerveja sem álcool. E a cerveja que mais gostamos foi a Estrela Galícia 0,0%. Ela tem um ‘saborzinho’ de mosto (a cerveja antes da fermentação), como a Erdinger e Paulaner, e por isso nos agradava mais”, lembra Rossi.
Já Bia Amorim escolheu a versão Black, mais tostada. E aponta o mesmo motivo que a fez indicar a cerveja anterior: o sabor. “É a diversão do paladar. É muito bom ter um rótulo artesanal e diferente (das American Lagers).”