Conheça 6 cervejas inspiradas em coquetéis e outras bebidas
De olho no sucesso dos drinks e outras bebidas, cervejarias desenvolvem rótulos com aromas e sabores semelhantes para aproximar esse público da cerveja; confira.
A coquetelaria está em alta. É cada vez maior a procura por destilados, muitas vezes, artesanais, por quem gosta de fazer os próprios drinks em casa. Isso para não falar da quantidade de novos bares especializados em mixologia. Tudo indica que não é uma febre. Eles vieram para ficar.
E as cervejarias não estão deixando isso passar despercebido. Algumas têm opções de destilado também. No entanto, o mais comum é a produção de cervejas que remetem aos drinks. Isso para não falar nas que são inspiradas em outras bebidas, como espumantes, vinhos e whisky.
Esse tipo de produto facilita a aproximação de consumidores dessas bebidas com a cerveja, podendo ser a porta de entrada ao universo cervejeiro. A seguir, confira algumas sugestões de cervejas inspiradas em coquetéis, espumantes, vinhos e whisky.
Enseada Sour Mojito
Cervejas ácidas são ótimas para simular drinks leves e refrescantes. No passado, já houve cerveja caipirinha e cerveja margarita. Hoje, existe a Sour Mojito, da Cervejaria Enseada, de Saquarema (RJ). A cerveja é uma Berliner Weisse leve, bastante carbonatada, ácida, com limão e hortelã. Ótima para aquele dia na piscina, na praia ou no lago.
Narcose Wine Drop
Ainda entre as refrescantes, a dica é experimentar uma Bière Brut. Trata-se de uma cerveja que passou pelo método champenoise, o processo tradicional de fabricação de espumantes. A Narcose Wine Drop é uma cerveja assim, feita de maneira colaborativa. O rótulo ainda leva 30% de vinho orgânico da Vivente Vinhos, de Colina (RS), feito de um blend de Chardonnay com Moscato da Alexandria.
Croma e Dude Expresso Martini
Como o próprio nome diz, essa cerveja remete ao Espresso Martini, drink clássico no repertório de qualquer amante de café. Foi feita pela Croma, de São Paulo (SP), em parceria com a Dude Brewing (Caxias do Sul – RS), especializada em cervejas com café. Trata-se de uma cerveja escura do estilo Russian Imperial Stout, encorpada e complexa, com 10,5%. Ela leva baunilha e café infusionado em rum.
Goose Island Bourbon County
A Goose Island Bourbon County é uma das cervejas mais especiais do mundo. É envelhecida em barris recém-esvaziados de Bourbon, sendo liberada para venda apenas uma vez ao ano, em edições limitadas e safradas. A cerveja fica em recipientes por um período entre oito e 14 meses. Depois, ela é blendada entre os barris e uma versão nova para atingir o equilíbrio desejado. Uma delícia, com potentes 14% de álcool.
Avós Baltic Negroni
É claro que drinks intensos, como o Negroni, não podiam ficar de fora. A Avós Cervejaria, de São Paulo, produz a Baltic Negroni, uma Baltic Porter maturada em barris de carvalho americano que, antes, continham o famoso coquetel. O resultado é uma cerveja escura, complexa, com 8,5% de álcool, aroma de Negroni com notas de chocolate amargo, cacau e frutas escuras.
Leopoldina Barley Wine
A Brewine Leopoldina é uma das cervejarias mais premiadas do Brasil. Faz parte do grupo Família Valduga, vinícola de Bento Gonçalves, na serra gaúcha. Eles usaram toda a sua experiência em vinhos para fazer a Leopoldina Barley Wine. Trata-se de um estilo de cerveja que já é naturalmente encorpado e bastante alcoólico, lembrando o vinho. O rótulo da Leopoldina ainda matura por três anos em adega, usando técnicas dos vinhos fortificados. E de fato lembra um bom Porto.