1. Home
  2. /
  3. Gastronomia
  4. /
  5. Cervejas e doces: uma harmonização de dar água na boca
Cervejas e doces: uma harmonização de dar água na boca
Em 11/12/2021 às 10h00.

Cervejas e doces: uma harmonização de dar água na boca

Doces e sobremesas ficam fantásticos quando harmonizados com as cervejas certas. Aprenda a fazer essas combinações.

Luis Celso Jr.
Por Luis Celso Jr., cervejar.com
Jornalista e Sommelier de cerveja

A harmonização de cervejas combina alimentos com a bebida, para que seus aromas e sabores interajam, se transformando, modificando e até mesmo criando novos. A cerveja é muito versátil para isso, porque é feita com quatro matérias-primas diferentes e todas têm inúmeras variações, criando diversos rótulos completamente diferentes entre si.

Portanto, sempre haverá uma cerveja para combinar com qualquer prato. Mesmo que seja um doce ou uma sobremesa. Aliás, combinar cervejas com doces é algo surpreendente. Saiba como harmonizá-los.

Como harmonizar

Para escolher a cerveja certa para um doce, é necessário conhecer um pouco das diretrizes de harmonização. A primeira delas é saber respeitar as intensidades. Ou seja, bebidas leves devem ser combinadas com sobremesas suaves, e as mais fortes com doces mais intensos.

Há três formas para harmonizar, por semelhança, contraste, ou complementação. No primeiro caso, buscamos características em comum que serão enfatizadas. Um exemplo é a clássica combinação de cervejas escuras, como Porters e Stouts, com sobremesas à base de chocolate. Funciona muito bem, porque as próprias cervejas lembram chocolate, por causa do uso de maltes torrados.

Já a harmonização por contraste acontece quando se combina aromas e sabores diferentes, mas que têm interações específicas, que enfatizam ou atenuam uns aos outros. Nos doces, dois contrastes são importantes, dulçor com amargor ou acidez das cervejas; e gordura e untuosidade dos doces com álcool, gás carbônico e acidez. Ambos têm efeitos de atenuação.

Por fim, a complementação prega a harmonização de aromas e sabores diferentes, mas que combinam tão bem que, muitas vezes, já são usados em outras situações. É o caso da combinação entre Sour, que é uma cerveja ácida, com goiaba e queijo, simulando um romeu e julieta, sobremesa bem tradicional ao paladar dos brasileiros.

Harmonizações recomendadas

Uma dica é harmonizar pedacinhos de chocolate branco com a Bodebrown Regina Sour Framboesa, de Curitiba (PR), medalha de ouro em 2018, no MBeer Contest, o concurso do Mondial de La Bière.

A cerveja é ácida e contrasta com o alto dulçor do alimento, enquanto o álcool e a carbonatação fazem o mesmo com a gordura. Sem essas interferências, o aroma e sabor da framboesa se destacam, complementando o chocolate.

Já um brownie de chocolate meio amargo com sorvete de creme harmoniza perfeitamente com uma Imperial Stouts. Experimente com a Invicta 120, de Ribeirão Preto (SP). A cerveja tem aromas e sabores de chocolate e cacau, que se assemelham ao brownie.

O dulçor da bebida contrasta com o amargor do chocolate, enquanto o álcool e o gás carbônico contrastam com a untuosidade da sobremesa. Já a nota de café da bebida vai complementar o sorvete, gerando um terceiro sabor de café com leite. Uma delícia!

Mercado Cervejeiro
23/06/2022 às 10h57.

Com nova lei, Rio de Janeiro pode ganhar mais cervejarias

Após receber aprovação final e entrar em vigor, lei pode ser o “empurrão” que faltava para pessoas que desejam abrir sua cervejaria artesanal, mas encontravam barreiras para isso.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
16/06/2022 às 10h00.

Dia do Orgulho LGBTQIA+: 3 iniciativas que apoiam a causa

O dia 28 de junho marca a luta pela diversidade e igualdade de direitos. A cerveja não está alheia ao tema e já existem, inclusive, iniciativas e empreendimentos na área.

Compartilhe