Cervejas com flores: 5 rótulos com clima de primavera
Muitas flores são consideradas Plantas Alimentícias Não-Convencionais (PANC). Conheça rótulos de cervejas com flores.
Dizem que flores foram feitas para serem apenas observadas. No entanto, não é bem assim. Existem muitas que são comestíveis ou rendem ótimos chás. São as chamadas Plantas Alimentícias Não-Convencionais (PANC), categoria que engloba aquelas pouco usuais nos nossos pratos ou consumidas apenas em algumas regiões. Por isso, existem algumas cervejas com flores. Elas trazem cores, aromas e sabores bem peculiares. E não é de hoje que os cervejeiros têm aproveitado isso para diferenciar seus produtos.
No entanto, é claro, não é uma adição tão comum nas cervejas quanto as frutas. Mesmo assim, é algo mais frequente do que você imagina (numa certa perspectiva). Além disso, é possível achar ótimos desses produtos que acabam tendo o clima da primavera. Selecionamos quatro para você aproveitar nos dias quentes.
Lagunitas IPA e o lúpulo
Não é preciso ir muito longe para achar uma PANC na cerveja. A flor da planta feminina do lúpulo é uma das matérias-primas principais de qualquer rótulo. Dentro dela encontra-se a lupulina, um pó amarelo produzido pelas glândulas dessa trepadeira que contém as substâncias amargas, responsáveis pelo amargor e pelo efeito biostático, e os óleos essenciais, que dão aroma e sabor.
O lúpulo começou a ser usado na cerveja ainda na Idade Média. Sua primeira função foi a de conservar a cerveja por mais tempo, explorando o potencial dessas substâncias biostáticas que são as mesmas que trazem o amargor. No entanto, hoje ele é muito utilizado para fins de aroma e sabor. As notas aromáticas variam conforme a espécie da planta, sua região e condições de cultivo, podendo ser florais, herbáceas, terrosas, condimentadas, frutadas, cítricas, tropicais e muito mais.
A Lagunitas IPA é uma cerveja do estilo American India Pale Ale que mostra toda essa potência aromática. Notas de frutas cítricas, como maracujá e toranja, se misturam com toques florais e resinosos, como pinho. E tudo isso vem basicamente do lúpulo. Vale experimentar!
Japas Matsurika — Bohemian Pilsenser com Jasmim
A Cevejaria Japas (São Paulo – SP) é composta por mulheres de descendência oriental e suas cervejas tem uma ligação muito forte a cultura japonesa, na qual o chá de jasmim é muito popular. Por isso as pétalas da flor foram adicionadas numa cerveja do estilo Bohemian Pilsener, dando origem ao rótulo Japas Matsurika (o nome da flor em japonês). Sensorialmente, as notas florais são suaves e se misturam ao conjunto de lúpulo e maltes da bebida num ótimo equilíbrio.
Suricato Goiabinha — Gose com goiaba e hibisco
Outro chá muito popular, desta vez aqui no Brasil, é de hibisco. Na verdade, esse nome se refere a um gênero de plantas típicas de regiões tropicais e subtropicais com mais de 300 espécies. Além de leve acidez, a planta também tem aroma característico e é muto utilizada na cerveja para trazer cor rosa ou avermelhada. A Suricato Goiabinha (Porto Alegre — RS) é uma cerveja do estilo Gose que leva goiaba e hibisco para esse fim. Além do aroma da fruta, a cerveja é ácida, pois também sofre fermentação com bactérias láticas, e levemente salgada.
Dádiva Lullaby — Cerveja com flores de lavanda
A lavanda, ou alfazema, é pouco utilizada na cerveja. Isso porque tem um aroma muito potente e frequentemente associado a cosméticos e produtos de limpeza. Mas se for bem dosada, pode render ótimas combinações com diferentes estilos. É o caso da Dádiva Lullaby, uma Saison com lavanda que mistura as características da flor com as notas de laranja e pimenta-do-reino desse estilo belga de fazenda.
Trilha Alice — Saison com flor de laranjeira e semente de coentro
A flor de laranjeira é muito popular pelo mel de laranjeira, pelo uso do seu aroma em perfumes ou na água-de-flor-de-laranjeira, um concentrado do aroma feito por meio de destilação. Diferente do que muitos pensam, não é qualquer pé de laranja. Ela vem especificamente da espécie “Citrus Aurantium”, conhecida aqui no Brasil como laranja-azeda. Seu perfume é delicado e cabe muito bem em cervejas refrescantes. A Trilha Alice é um Saison com esse ingrediente e sementes de coentro muito bem equilibrada entre os aromas da bebida e da flor.
E você? Conhece alguma cerveja com flores? Contem para a gente qual é nos comentários.