1. Home
  2. /
  3. Degustação
  4. /
  5. Cerveja tcheca pode se tornar Patrimônio Imaterial da UNESCO
Cerveja tcheca pode se tornar Patrimônio Imaterial da UNESCO
Em 11/05/2022 às 10h11.

Cerveja tcheca pode se tornar Patrimônio Imaterial da UNESCO

Associação Tcheca de Cervejarias e Maltarias entrou com o pedido no começo de abril, mas o processo pode durar até quatro anos.

Luis Celso Jr.
Por Luis Celso Jr., cervejar.com
Jornalista e Sommelier de cerveja

A mundialmente famosa cerveja da República Tcheca pode se tornar protegida pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). No início de abril, a mídia local publicou que a Associação Tcheca de Cervejarias e Maltarias entrou com um pedido no Ministério da Cultura para que a cultura cervejeira tcheca se torne Patrimônio Cultural Imaterial.

O chefe da associação, František Šámal, explicou que o primeiro passo é que a cerveja ganhe reconhecimento regional. Só depois, em nível nacional, a bebida poderá entrar na lista de Bens Intangíveis da Cultura Popular Tradicional da República Tcheca. Por fim, pode se tornar Patrimônio Imaterial da Unesco. Todo o processo pode demorar até quatro anos.

Em entrevista para a rádio Prague International, a diretora executiva da associação, Martina Ferencová, disse que o primeiro pedido protocolado foi da região de Plzeň, e o próximo será da região sul da Boêmia. A Associação de Microcervejarias da Boêmia-Morávia anunciou que irá se juntar ao esforço.

A cultura cervejeira tcheca não será a primeira a receber o título. A cultura belga teve esse reconhecimento em 2016.

Cerveja tcheca

A cerveja tcheca é reconhecida especialmente pela Pilsen, que tem esse nome porque nasceu na cidade de Plzeň, em 1842. Foi a primeira cerveja clara e dourada do mundo – as cervejas, em geral, eram escuras. É considerada uma das inovações mais importantes da história da bebida. No entanto, mesmo antes disso, a região já era muito cervejeira, com estilos escuros e de cor âmbar.

É importante ressaltar que estamos falando do estilo Bohemian Pilsen tradicional. A cerveja que chamamos genericamente de Pilsen aqui no Brasil é, na verdade, American Lager, uma variação de aromas e sabores mais suaves, menos amarga e mais leve que a original.

A República Tcheca tem o maior consumo per capta de cerveja do mundo. Em 2020, foram 135 litros por pessoa. Ao todo, as cervejarias produziram 20,1 bilhões de litros de cerveja, no mesmo ano, e empregaram cerca de 60 mil pessoas.

A seguir, preparamos uma lista com três cervejas tchecas para você provar e conhecer mais da cultura daquele país.

1 – Pilsner Urquell

A Pilsner Urquell é a primeira cerveja Pilsen do mundo, responsável por ditar um novo padrão. Ela conseguiu aliar diversas tecnologias e produzir uma bebida inovadora. É uma cerveja de cor dourado profundo, com notas de biscoito, cascas de pão, herbais e condimentadas, além de amargor e corpo médios. Um clássico que precisa ser provado.

2 – Czechvar Dark Lager

Antes da Pilsen existir, um dos estilos mais apreciados era a Tmavé Pivo, a cerveja escura tcheca. A Czechvar foi uma das cervejarias a reviver esse estilo com sua Dark Lager, uma bebida marrom escura, com notas de tostado, chocolate amargo, caramelo e café, corpo médio e amargor médio-baixo.

3 – Praga Amber Lager

Na evolução cronológica dos maltes, a cerveja deixa de ser escura para ser âmbar e só depois dourada. Os tchecos também tiveram seus exemplares de cerveja âmbar. A Praga Amber Lager busca resgatar essa tradição. As notas tostadas são o destaque, com corpo médio e amargor médio-baixo.

Mercado Cervejeiro
22/09/2022 às 10h58.

Oktoberfest: Conheça as 5 maiores do mundo

Você sabia que a festa de Munique não é a maior do mundo? Saiba quais são as cinco maiores Oktoberfests e suas curiosidades.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
19/09/2022 às 15h14.

De 2013 até os dias atuais. A expansão do Mondial no Brasil

Gabriel Pulcino, gerente de negócios do Mondial de la Bière conta um pouco sobre as histórias por trás de um dos maiores festivais de cervejas do mundo.

Compartilhe