1. Home
  2. /
  3. Gastronomia
  4. /
  5. Cerveja combina com salada? Saiba como harmonizar
Cerveja combina com salada? Saiba como harmonizar
Em 24/09/2022 às 10h14.

Cerveja combina com salada? Saiba como harmonizar

Pode até parecer contraintuitivo, mas cervejas ficam ótimas quando combinadas corretamente com saladas; confira cinco saladas clássicas e sugestões de harmonização com cerveja.

Luis Celso Jr.
Por Luis Celso Jr., cervejar.com
Jornalista e Sommelier de cerveja

Salada vem de “salade”, palavra de origem francesa que significa comida salgada. Tratava-se de um misto de vegetais crus misturados e temperados com sal, vinagre e azeite. Com o passar do tempo, outros ingredientes foram adicionados, como vegetais cozidos, ovos, carnes, cereais, frutos do mar e queijos.

Hoje, quase tudo pode virar salada. O tempero também evoluiu para molhos, normalmente, frios e cremosos, que umedecem e acentuam o sabor do prato.

Pode até parecer contraintuitivo, mas cervejas ficam ótimas quando combinadas corretamente com saladas. Isso porque, a bebida tem uma grande gama de sabores possíveis – é feita de quatro matérias-primas, cada uma com muitas variedades. Então, não é difícil achar uma que combine perfeitamente com o prato.

Em geral, saladas são leves, e pedem cervejas mais suaves. Boas formas de combinar são por semelhança ou complementação. No primeiro caso, harmonizamos características parecidas do alimento e da bebida.

No segundo, é como se acrescentássemos a cerveja dentro da salada combinando sabores diferentes, mas que fazem sentido juntos (como limão sobre frutos do mar ou café com sobremesas à base de leite). Confira cinco saladas clássicas e sugestões de harmonização com cerveja.

Caprese

Nomeada em homenagem à cidade de Capri, na Itália, é simples e fácil de fazer: vai muçarela, tomate e manjericão. Combine com uma Witbier, estilo de cerveja de trigo de tradição belga que leva cascas de laranja e sementes de coentro. O cítrico vai enfatizar o sabor do manjericão, enquanto o coentro tempera a combinação e o trigo simula croutons.

Caesar salad

Composta por alface, molho condimentado e à base de maionese, parmesão e croutons. É mais gordurosa e pede cervejas mais alcoólicas para contrastar. Uma boa Belgian Blond Ale faz um ótimo trabalho. Apesar de sutil nos aromas e sabores, é complexa e pode chegar a 7%.

O frutado vai complementar a salada com notas de frutas amarelas, como pêssegos e damascos, ou até brancas, como uvas verdes, enquanto o condimentado enfatiza os temperos do molho e os maltes encontram semelhança nos croutons.

Niçoise

Salada feita à moda de Nice, cidade francesa. Tradicionalmente, leva batatas, alcaparras, tomates, ovos cozidos, anchovas e favas. Pode ser servida com molho à base de mostarda de Dijon e, nesse caso, pode ficar interessante com uma Bohemian Pilsener. Ela vai complementar o sabor da salada com notas tostadas e de biscoito, contrastando a acidez da mostarda, enfatizando as alcaparras e as anchovas.

Coleslaw

Típica salada americana feita com repolho, cenoura, uvas-passas e molho à base de maionese. Uma German Pils trará amargor para contrastar com a maionese, além de aromas florais dos lúpulos para enfatizar os vegetais, mantendo o contraste como dulçor das uvas-passas.

Waldorf

Salada feita com maçã, aipo, nozes, molho de iogurte e, algumas vezes, ovos. Dizem que surgiu no hotel Waldorf Astoria, nos Estados Unidos. Para enfatizar o frutado e contrastar a acidez do iogurte, combinando com os ovos, uma ótima opção é a Weizenbier, cerveja de trigo alemã com aromas e sabores que lembram banana e cravo.

Mercado Cervejeiro
09/11/2022 às 10h30.

5 livros sobre como fazer cerveja

Fazer cerveja pode ser um hobbie, ou um trabalho sério; independente do seu nível de experiência, há ótimos livros para te ajudar a começar ou aprofundar os estudos cervejeiros.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
21/10/2022 às 13h03.

Fique por dentro: Dicionário das cervejas funcionais

Cervejas funcionais adicionam características benéficas à saúde; fique por dentro do vocabulário ligado a essas bebidas.

Compartilhe