1. Home
  2. /
  3. Degustação
  4. /
  5. Cerveja com mel: Explore este universo com 5 ótimas cervejas
Cerveja com mel: Explore este universo com 5 ótimas cervejas
Em 21/09/2022 às 12h39.

Cerveja com mel: Explore este universo com 5 ótimas cervejas

O mel de abelha pode ser utilizado em diferentes tipos de cerveja; conheça cinco rótulos de cerveja com mel para apreciar em casa.

Felipe Freitas
Por Felipe Freitas, cervejar.com
Engenheiro Químico e Sommelier de Cerveja

Cervejas com mel existem e são uma grande demonstração da capacidade de inovação do mundo cervejeiro. A ideia é introduzir um ingrediente riquíssimo para ampliar a complexidade de determinados tipos de cerveja.

O mel de abelha pode ser utilizado em diferentes tipos de cerveja. A criatividade e o conhecimento do mestre cervejeiro definem em que etapa o mel vai entrar na receita. A seguir, exemplos de rótulos de cerveja com mel.

1 – Colorado Appia

A palavra “appia” vem do latim e significa mel. O nome perfeito para a primeira cerveja do Brasil a utilizar mel em sua fórmula. Foi criada pela cervejaria Colorado, hoje uma marca da Ambev. Trata-se de uma combinação exótica de uma cerveja de trigo, que tem mel das flores das laranjeiras entre os ingredientes. Doce, encorpada e refrescante, é uma ótima porta de entrada para cervejas artesanais.

2 – Zalaz Favo

A Zalaz Favo, da reverenciada cervejaria mineira Zalaz, é uma Farmhouse Ale, que possui teor alcoólico de 7,3% e amargor baixo. Em fermentação primária em barris desde maio de 2021, leva em sua composição colônias de favos de mel da fazenda da cervejaria. Traz no sensorial notas frutadas, com uma sutil presença de mel.

3 – Apis Mellifera

Aroma elegante das ervas equilibrado com mel, notas ricas de casca de pão, leve caramelo e frutas amarelas e cítricas. Essa experiência é promovida pela Apis Mellifera da cervejaria rural gaúcha Zapata. A cerveja é uma Bière de Garde com adição de mel das abelhas Apis, oriundo da Associação Gaúcha de Apicultores (AGA).

4 – Alagoas Sour Ale

Uma cerveja Sour com notas de mel da caatinga alagoana. Essa é a Alagoas Sour Ale, cerveja de malte de trigo com mel da Caatinga Rocks, uma das marcas alagoanas de cerveja artesanal mais premiadas em concursos em todo país, produzida em parceria com a excepcional marca de mel Beeva.

5 – Bragantina Mbeer

A marca de mel de terroir e nativos Mbee, lançou em 2020 a série de cervejas Nativas, feita em parceria com a Cervejaria Bragantina, do interior de São Paulo. Uma série de 11 rótulos, cada um com um mel de abelha nativa do portfólio da marca, com consultoria da sommelière Bia Amorim.

Mercado Cervejeiro
22/09/2022 às 10h58.

Oktoberfest: Conheça as 5 maiores do mundo

Você sabia que a festa de Munique não é a maior do mundo? Saiba quais são as cinco maiores Oktoberfests e suas curiosidades.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
19/09/2022 às 15h14.

De 2013 até os dias atuais. A expansão do Mondial no Brasil

Gabriel Pulcino, gerente de negócios do Mondial de la Bière conta um pouco sobre as histórias por trás de um dos maiores festivais de cervejas do mundo.

Compartilhe