1. Home
  2. /
  3. Degustação
  4. /
  5. Cerveja com fruta e frutada: qual a diferença?
Cerveja com fruta e frutada: qual a diferença?
Em 27/05/2022 às 13h41.

Cerveja com fruta e frutada: qual a diferença?

Cervejas podem ser frutadas pela fermentação ou pela adição de frutas; entenda essa característica da bebida.

Felipe Freitas
Por Felipe Freitas, cervejar.com
Engenheiro Químico e Sommelier de Cerveja

Você já deve ter ouvido falar em cerveja frutada, expressão utilizada com dois objetivos. Um deles é classificar uma característica das cervejas Ales, resultado de uma substância produzida durante a fermentação, chamada éster. A expressão também pode ser utilizada, muitas vezes, quando a receita da cerveja recebe a adição de alguma fruta.

Fermentação

Sem nenhuma adição de fruta, as cervejas que utilizam as leveduras do tipo Ale produzem ésteres. Os ésteres são substâncias que trazem aromas que podem lembrar banana, maçã ou pera, por exemplo.

Para entender o que significa esse frutado, basta cortar uma maçã ao meio e cheirar uma dessas partes. Dessa forma, é possível perceber que, em diferentes intensidades, várias cervejas apresentam aromas muito semelhantes à fruta.

O aroma de banana presente em uma cerveja Weiss ou Tripel, por exemplo, é resultante de ésteres produzidos ao longo da fermentação.

Adição de fruta

As cervejas que são frutadas pela adição de fruta são chamadas Fruit Beer. A escolha das frutas tem o poder de alterar o corpo, a cor, o aroma e o sabor final da bebida. O uso da fruta pode acontecer, inclusive, em cervejas já naturalmente frutadas devido à fermentação.

Seja o frutado da fermentação ou das frutas, essa característica contribui para fazer da cerveja uma bebida tão diversa e fascinante de ser explorada.

Mercado Cervejeiro
23/06/2022 às 10h57.

Com nova lei, Rio de Janeiro pode ganhar mais cervejarias

Após receber aprovação final e entrar em vigor, lei pode ser o “empurrão” que faltava para pessoas que desejam abrir sua cervejaria artesanal, mas encontravam barreiras para isso.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
16/06/2022 às 10h00.

Dia do Orgulho LGBTQIA+: 3 iniciativas que apoiam a causa

O dia 28 de junho marca a luta pela diversidade e igualdade de direitos. A cerveja não está alheia ao tema e já existem, inclusive, iniciativas e empreendimentos na área.

Compartilhe