Califórnia, o paraíso da cerveja artesanal
Com mais cervejarias que todo o Brasil, o Estado da Califórnia nos EUA é o paraíso da cerveja artesanal.
Quando alguém fala sobre a Califórnia, na costa Oeste dos Estados Unidos, o que você lembra? De Hollywood? Do surfe, ou de andar de patins na beira da praia? Pode até ser, mas a Califórnia também é o principal local da cerveja artesanal nos EUA.
O local é berço do movimento da cerveja artesanal norte-americano. De cervejarias artesanais de grande porte até nanocervejarias, a Califórnia se mantém na vanguarda do crescimento deste mercado nas últimas décadas.
Hoje, a Califórnia tem mais cervejarias do que qualquer Estado dos EUA. Em 2021, eram mais de 1.100 cervejarias artesanais em operação, ultrapassando o Brasil inteiro. Este mercado traz bilhões de dólares para a economia do Estado e gera mais de 65 mil postos de emprego.
Terra de cervejarias famosas
Em 1965, a cervejaria Anchor Brewing iniciou uma retomada de estilos de cerveja, produzido em pequenos lotes, em uma época em que quase não existiam microcervejarias nos Estados Unidos. O trabalho da Anchor inspirou uma série de cervejarias por todo o país, em especial, na própria Califórnia. Nas décadas seguintes, nomes hoje famosos para o público cervejeiro nasceram por lá.
Após a Anchor, o primeiro grande destaque foi a Sierra Nevada, inaugurada nos anos 1970. Depois, vieram nomes como Russian River, Lagunitas, Firestone Walker e Stone Brewing. Isso sem falar nas centenas de pequenas cervejarias que são conhecidas apenas nos seus próprios bairros, ao longo de todo o território californiano.
Esse crescimento foi apoiado por uma cultura cervejeira vibrante, com produtores e consumidores apaixonados, mas também com a criação de leis que ajudaram a promover as pequenas cervejarias. Em 57 anos de história, a Califórnia mostra para o mundo inteiro que é possível fazer o sonho da cerveja artesanal acontecer com muita paixão, e muito trabalho.