As cervejarias que não fazem só cerveja
Saiba mais sobre a tendência de produção de novas bebidas em pequenas cervejarias, que já é realidade no Brasil.
A cerveja artesanal é uma tendência que veio para ficar, no Brasil, e no mundo todo. Uma legião de apaixonados estão conseguindo, com muito esforço, criar este mercado para pequenos produtores de cerveja e, aos poucos, ampliar o número de consumidores.
É interessante que, somado a isso, nos últimos anos, um número expressivo de novas marcas de outras bebidas têm aparecido com uma “pegada” ligada à pequena produção e exploração de novos sabores, de forma semelhante à cerveja artesanal.
Destilados, coquetéis prontos, vinhos em lata e bebidas híbridas estão “brotando” em diversos lugares, inclusive, dentro de cervejarias.
Oportunidade na diversificação
Cada vez mais, o público acolhe esse tipo de bebida, que, muitas vezes, utiliza o sucesso da cerveja artesanal como inspiração. Dessa forma, já é comum ver cervejarias criarem marcas para explorar essa oportunidade, ou ainda abrirem as portas para que outras marcas terceirizem essa produção dentro das cervejarias.
Isso ocorre porque, na maioria das vezes, é necessário somente pequenas adaptações para que cervejarias fabriquem outras bebidas. Neste sentido, o gim é o grande destaque, além do whisky, que também está sendo produzido em microcervejarias.
Os coquetéis prontos também estão chamando atenção dos consumidores. Gim tônica, Spritz e Moscow Mule em lata, facilitam a vida de quem gosta de curtir essas bebidas em um churrasco, na praia, ou na piscina, por exemplo.
Consumidores gostam de novidades. E, de fato, a cerveja artesanal não será a única entre as opções de novos sabores. As cervejarias já perceberam isso e devem seguir nessa direção.