Conheça as 10 cervejarias mais antigas do mundo
As cervejarias mais antigas do mundo estão entre algumas das empresas de maior longevidade da história da humanidade; saiba mais.
A cerveja é uma bebida ancestral com milhares de anos. Com isso, suas empresas também atravessaram séculos, passando por guerras, epidemias e desastres naturais até chegar aos dias de hoje.
Definir quais as cervejarias mais antigas do mundo é uma tarefa complexa, pois várias delas começaram a produzir a bebida antes mesmo de serem consideradas empresas; outras passaram por processos de fusão, dificultando a definição da idade precisa de cada uma delas.
Apesar das dificuldades, nós preparamos uma lista com as 10 cervejarias mais antigas do mundo, marcas que ajudam a contar a história da própria bebida. Confira.
10 – Cervejaria Hubertus – Áustria
A história da cervejaria Hubertus começou em 1454, em Laa an der Thaya, na Áustria. Em 1847, Anton Kühtreiber comprou os direitos de fabricação da cerveja e fundou a Hubertus Bräu. Hoje, a empresa pertence à sexta geração da família Kühtreiber.
9 – Cervejaria Spaten – Alemanha
Fundada em 1397, em Munique, a cervejaria Spaten é considerada uma das cervejarias mais importantes no desenvolvimento das cervejas da família Lager. Desde a sua fundação, a Spaten teve diferentes donos, até que em 2003 foi adquirida pela AB InBev, dona da brasileira Ambev.
8 – Stella Artois – Bélgica
A origem da Stella Artois remonta ao ano de 1366, quando foi fundada a cervejaria Den Horn em Leuven, na Bélgica. A cervejaria passou a se chamar Artois apenas em 1717, já a cerveja Stella Artois nasceu em 1929 como uma cerveja especial de Natal. Em 2004, passou a integrar o portfólio da AB InBev.
7 – Franziskaner – Alemanha
A lendária Franziskaner começou sua história em Munique, por volta de 1363, e passou por diversas fusões ao longo do tempo, juntando-se à histórica Spaten, em 1922. Ambas se tornaram propriedade da multinacional AB InBev, em 2003.
6 – Augustiner Bräu – Alemanha
A cervejaria Augustiner de Munique é citada pela primeira vez em 1328, sendo considerada esta a data de sua fundação em um mosteiro de monges agostinianos.
5 – Gaffel Becker & Co. – Alemanha
A Gaffel Becker & Co. teve origem em 1302 em Colônia, na Alemanha. A empresa é atualmente uma cervejaria de médio porte, que vende seus produtos principalmente em Colônia e arredores.
4 – Cervejaria Bolten – Alemanha
A cervejaria Bolten foi fundada em 1266, por Heinrich der Brauer, que produziu o tradicional estilo alemão Altbier. A Bolten existe até hoje como uma pequena cervejaria local alemã que pretende se manter fiel às suas tradições.
3 – Cervejaria Affligem – Bélgica
A cervejaria Affligem começou como uma cervejaria monástica. A abadia foi fundada em 1070 e uma década depois seus monges começaram a fabricar a cerveja Affligem. Em 1580, a abadia e a cervejaria foram totalmente destruídas. Os monges reconstruíram a abadia e a cervejaria, mas voltaram a fechar e reabrir por diferentes motivos. Desde 1970, a produção da Affligem se mudou para a cervejaria Affligem Brouwreij, hoje, propriedade da Heineken International.
2 – Cervejaria Weltenburg Abbey – Alemanha
A cervejaria alemã Weltenburg produz uma Dunkel Lager que eles afirmam ser a cerveja escura mais antiga do mundo, premiada internacionalmente. Nascida em 1050, em Kelheim, na Alemanha, a Weltenburg é produzida também no Brasil sob licença do Grupo Petrópolis.
1 – Weihenstephan – Alemanha
A cervejaria Weihenstephan começou a fabricar a bebida em 1040, ou seja, possui quase mil anos de história. É amplamente considerada a cervejaria mais antiga do mundo. Apesar de ter seu início oficial no ano de 1040, os monges do monastério de Weihenstephan produzem cerveja desde o ano de 768.